Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Programa Luz Para Todos começa o ano trabalhando



 

Com o prazo de vigência do Programa Luz Para Todos prorrogado pelo governo federal para dezembro deste ano, a Eletrobrás Distribuição Rondônia inicia o primeiro semestre de 2011 com as oito empresas contratadas, trabalhando a todo vapor. A meta agora é atender 61 mil famílias rurais de Rondônia com energia elétrica até o final do segundo semestre. Esta é a segunda meta estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia. A primeira, de 48 mil famílias, foi alcançada no ano passado.

A gerência executora do Programa Luz Para Todos, em Rondônia, trabalha com a expectativa de vir atender, além das 61 mil famílias, mais 13 mil famílias já identificadas e cadastradas pelos técnicos da distribuidora. Essa demanda reprimida já foi informada ao MME que analisa a possibilidade de alocar recursos e autorizar o atendimento dessas famílias. Elas são provenientes de novos assentamentos e do retorno de pessoas que haviam abandonado o campo para tentar a vida nos centros urbanos. Mas diante da mudança de vida que o programa vem realizando por onde chega, essas pessoas resolveram retornar ao seu ambiente natural.

Se for autorizado o atendimento destas 13 mil famílias, como se espera, principalmente em função do governo da presidente Dilma Roussef, que foi a gestora do PLPT no governo passado, o gerente José Carlos Carregaro terá uma nova meta: chegar a 74 mil famílias com energia elétrica no Estado de Rondônia. Serão 26 mil a mais que o objetivo inicial, estabelecido em 2004 quando o programa efetivamente começou em Rondônia.

Para atender a demanda reprimida em todo o país, principalmente em função do retorno de famílias das áreas urbanas, que em 2009 já ultrapassava a 120 mil, o governo federal já estuda a possibilidade de prorrogar o programa para até o final de 2014. E, a partir daí, manter somente as ações de manutenção e de atendimento ao crescimento vegetativo que, em Rondônia, está na ordem de 7% ao ano.

Fonte: Osmar Silva

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento