Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Programa Acreditar Junior forma segunda turma de jovens aprendizes


Programa Acreditar Junior forma segunda turma de jovens aprendizes - Gente de Opinião 
 

A Construtora Norberto Odebrecht realizou na noite do último sábado,  22, o evento de formatura da segunda turma de jovens aprendizes do Programa Acreditar Junior. Receberam os certificados 167 jovens alunos, de 14 a 17 anos, filhos de funcionários do Consórcio Santo Antônio Civil (Csac), responsável pelas obras civis da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Eles participaram gratuitamente dos cursos de Métodos e Técnicas de Gestão da Produção, Mecânico de Manutenção de  Motocicleta e Mecânica de Manutenção de Motores a Diesel. Os cursos começaram em janeiro de 2010, tiveram duração de um ano e carga horária de 880 horas. Além das referidas aulas práticas os alunos participaram das disciplinas teóricas que abrangeram temas importantes para sua faixa etária como Adolescência, Saúde, Meio Ambiente, Educação Financeira e TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht).
 

No evento de formatura, ocorrido no Bingool Clube, o diretor de contrato das obras civis da UHE Santo Antônio, Mário Lúcio Pinheiro, falou sobre a importância do programa. “Foi acreditando nas pessoas e no ser humano é que fizemos o Acreditar. Essa é nossa maior e melhor obra”, frisou. Ele deixou uma mensagem aos formandos para que tenham respeito, dedicação, humildade, simplicidade e confiança. “Nada é fácil na vida e os degraus são árduos. Este é apenas o primeiro passo e a vontade de querer crescer deve ser determinante. Vocês devem buscar se capacitar cada vez mais e caminhar sempre juntos aos seus pais”, salientou.
 

O gerente administrativo e financeiro do Csac, Antônio Cardilli, disse que o mérito do Acreditar Junior não é apenas a formação profissional, mas sim, a formação para a vida que o programa proporciona aos jovens. Ele também deixou uma mensagem aos formandos para que sigam o caminho do bem. “O caminho do mal é o caminho fácil e das coisas efêmeras. O caminho do bem é mais difícil, você deve acordar cedo, lutar, ter sabedoria e entendimento, porém, os frutos são mais doces. Que vocês sigam o caminho do bem e que tenham muito sucesso porque quero ver vocês lá em cima para aplaudi-los”, declarou o gerente. Vivaldo Matos Filho, diretor regional do Senai, que é parceira da Odebrecht no programa, também discursou falando da alegria por compartilhar este momento com os jovens, frisando que depende deles transformar oportunidades em trajetórias de sucesso.
 

Um momento de emoção foi a leitura de uma carta de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele visitou as obras da UHE Santo Antônio em 13 de agosto do ano passado, quando era presidente, e falou da vontade de participar da formatura. Impossibilitado de comparecer, deixou uma mensagem aos jovens do Acreditar Junior na qual reconheceu o esforço dos alunos e falou da importância de se aprender uma profissão. Na carta, Lula lembrou a época em que fez um curso técnico, e parabenizou a Odebrecht e seus parceiros pela iniciativa solidária e eficaz de criação do Programa Acreditar, que dará novo rumo à história dos jovens

 

Formandos elogiam o curso
 

No evento, a formanda em Gestão da Produção, Eduarda Rodrigues, de 16 anos, disse que resolveu participar do Acreditar Junior para aproveitar a oportunidade de adquirir uma boa experiência que vai facilitar seu ingresso no concorrido mercado de trabalho. “Adorei o curso. Agora estou mais preparada, me sinto mais madura e motivada para meu primeiro emprego. Além do aprendizado que adquiri fiz novos amigos. Se eu não tivesse participado, estaria em casa sem fazer nada”, afirmou.

Participando do Acreditar Junior, os alunos possuem contrato de aprendiz. Recebem  meio salário mínimo e todos os outros direitos como FGTS, 13º salário, vale-transporte e seguro de vida. “Uma parte do dinheiro que recebi eu guardei e a outra ajudei a pagar meu curso de inglês”, diz Eduarda. Rafael Henrique Alves, de 16 anos, também se formou em Gestão da Produção. “Sou muito grato a essa oportunidade que eu abracei com toda a garra. Foi um ano inesquecível pelo aprendizado e pelas amizades que conquistei”, salientou.


Acreditar Junior
 

O programa Acreditar Junior, criado pela Odebrecht em agosto de 2009, conta com a parceria do Senai e é destinado a filhos de funcionários do CSAC (Consórcio Santo Antônio Civil) que tenham entre 14 e 17 anos e que estejam cursando, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental.
 

O Acreditar Junior conta com os Módulos Teórico e Prático. O primeiro é realizado em um mês (80h) abrangendo as disciplinas: Adolescência, Saúde, Meio Ambiente, Educação Financeira e TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht). Todas as aulas acontecem no campus da Uniron, em salas com ar condicionado, cadeira almofadada e datashow. Na educação financeira, por exemplo, os alunos aprendem a administrar sua primeira renda.
 

O Módulo Prático é realizado em 800 horas. Os alunos têm acompanhamento mensal de um psicólogo e a visita de um “padrinho”, responsável por realizar discussões ou palestras sobre temas específicos. Os alunos recebem gratuitamente material didático, uniforme e lanche.
 

Participando do Programa Acreditar Junior os alunos possuem contrato de aprendiz. Recebem meio salário mínimo e têm garantidos todos os outros direitos como FGTS, férias remuneradas, 13º salário, vale-transporte e seguro de vida. Ao final do programa, que tem duração de um ano, estão qualificados e preparados para o mercado de trabalho, podendo contribuir com a renda familiar.
 

A primeira formatura do Acreditar Junior ocorreu em agosto de 2010 quando se formaram 164 alunos. Atualmente continuam em curso no programa outros 624 jovens dos cursos de Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel, Métodos e Técnicas de Gestão de Produção, Eletricista de Instalação Predial e Industrial, Operador de Sistema de Computador, Mecânica de Manutenção de Automóveis, Mecânica de Manutenção de Motocicletas e Eletricista de Instalação Eletroeletrônica Veicular.

 

 Fonte: Carla Fontes
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)