Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Profissionais da IMMA visitam usinas hidrelétricas no Estado de São Paulo


Um grupo formado por 45 rondonienses, funcionários da Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA), conheceram na última sexta-feira as operações da Usina Hidrelétrica de Paraibuna, no interior de São Paulo.

A visita técnica é parte do Projeto Guaporé, programa de capacitação profissional desenvolvido em parceria com o Senai de Rondônia, e tem papel fundamental no processo de formação profissional e transferência de tecnologia. Na ocasião, os funcionários puderam conhecer o funcionamento da usina e dos equipamentos hidromecânicos e de levantamento, como por exemplo, pórticos, pontes rolantes e as comportas, similares aos que serão fabricados nas instalações da IMMA em Porto Velho. Também verificaram a rotina de uma usina e como ela impacta na sociedade.

“Nossos funcionários puderam observar em funcionamento os equipamentos que serão fabricados na IMMA e sentiram-se orgulhosos em participar do processo de transferência de tecnologia industrial para Rondônia”, destaca Gustavo Almeida, gerente de recursos humanos da IMMA. Outros 40 alunos visitaram a Usina Hidrelétrica de 3 Irmãos no início de maio deste ano.

Mais de 600 pessoas serão formadas pelo Projeto Guaporé até outubro deste ano em cursos de capacitação de mão de obra, tendo a oportunidade de aumentar sua renda. Cerca de 100 profissionais já foram contratados e a previsão é de que mais 200 vagas sejam preenchidas até o fim do ano. A capacitação profissional é oferecida nas áreas de caldeiraria, soldagem, usinagem, montagem mecânica, jateamento e pintura industrial.

IMMA

Com o objetivo de subsidiar os projetos de hidreletricidade da região Norte do Brasil, dentre os quais a UHE Santo Antonio, por meio do fornecimento de equipamentos, entre eles, hidromecânicos e de levantamento, para os empreendimentos deste setor na Amazônia, a Alstom, líder mundial em infra-estrutura de energia e transporte, associou-se à Bardella, tradicional empresa nacional de bens de capital com engenharia sob encomenda, para a construção da IMMA.

Com investimento de R$ 90 milhões, a fábrica, que será entregue no final 2009, está localizada em Porto Velho, no Estado de Rondônia, e tem 253 mil m² de área total e 25 mil m² de área construída. Equipada com máquinas operatrizes, área de caldeiraria, jato de granalha e pintura, a fábrica terá capacidade de levantamento de 100 toneladas e produção de 12 mil toneladas equipamentos por ano.

Fonte: Ascom/IMMA

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)