Terça-feira, 5 de julho de 2011 - 21h28
Pedro Peduzzi
Agência Brasil
Brasília - Chegaram hoje (5), no cais de Vitória do Xingu, as primeiras máquinas pesadas para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A previsão é de que, após passarem por inspeção técnica, as 37 máquinas entrem em operação ainda esta semana no Sítio Belo Monte, informou à Agência Brasil o consórcio construtor da usina (CCBM).
As máquinas saíram do porto de Belém na última sexta-feira (1). Foram necessárias 80 horas de viagem para que dez tratores, 7 motoniveladoras, 7 rolos compactadores, 5 pás carregadeiras, 5 escavadeiras e 3 retroescavadeiras chegassem ao destino. Já foram comprados pelo consórcio 700 equipamentos similares. Metade deles já deverá estar nas obras até o fim do ano.
As primeiras ações do consórcio estão sendo desenvolvidas desde o último dia 23, com a supressão vegetal e a terraplenagem que antecedem a instalação do canteiro pioneiro, a cerca de 50 quilômetros de Altamira.
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A