Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Presidente Lula visita Usina de Jirau e Vila Mutum Paraná (RO) nesta sexta-feira



O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta sexta-feira (13) a Usina Hidrelétrica Jirau em Porto Velho - RO. A comitiva ministerial conhecerá o status atual do empreendimento, benefícios e avanços conquistados com a dedicação de 16 mil profissionais.


Na programação está previsto, além da ida ao canteiro de obras, uma visita especial à Vila Nova Mutum Paraná, que recebe as famílias de Mutum-Paraná, distrito que será abrangido pela formação do lago da hidrelétrica.


Lula esteve no canteiro de obras de Jirau em março de 2009. E desde então, quase um ano e meio depois da primeira visita do presidente, a Usina Jirau alcançou 25% de realização no avanço físico da construção.

A Usina Jirau ainda receberá a visita da ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira, que estará na manhã desta sexta conhecendo as instalações da margem esquerda do canteiro de obras da hidrelétrica, acompanhada dos diretores da concessionária Energia Sustentável do Brasil, Victor Paranhos (presidente) e José Lucio de Arruda Gomes (diretor Institucional).

Nova Mutum Paraná

Com nome escolhido pela própria comunidade, a Vila Nova Mutum Paraná está localizada na BR-364 a 100 km de Porto Velho (RO) capital e acesso ao estado do Acre. Com total infraestrutura, os moradores, estimados em 5 mil pessoas quando o projeto estiver totalmente concluído, terão um local privilegiado para se viver.

A localidade oferece saneamento básico, ruas pavimentadas, sinal de telefonia móvel e internet 3G, coleta seletiva de lixo, energia elétrica, posto de saúde, escola para 800 alunos, 1.600 residências construídas com material de alta qualidade e ainda prevê uma segunda escola, creche, terminal rodoviário, áreas de lazer, entre outras comodidades.


A UHE Jirau é hoje a maior hidrelétrica em construção no Brasil, com capacidade de gerar 3.450 MW, o que a coloca em 14º lugar no ranking das hidrelétricas de maior capacidade instalada do mundo.

Fonte:  Comunica

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)