Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Presidente da CPI diz que Assembléia não é omissa e fiscaliza usinas


 
O deputado estadual Tiziu Jidalias(PP), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, constituída para apurar possíveis irregularidades na construção das hidrelétricas do Rio Madeira, afirmou durante pronunciamento em sessão plenária da Assembléia Legislativa, que este poder não será omisso, e vai continuar cumprindo seu dever constitucional de fiscalizar o patrimônio público, e nesse caso em particular, as riquezas naturais do Estado. 

De acordo com o deputado Tiziu Jidalias mesmo diante das pressões, ameaças e retaliações, os trabalhos da CPI irão continuar, e com certeza, complementou, não acabará em pizza. 

Salientou o parlamentar que a realização destas investigações, não significam que a Assembléia Legislativa seja contra estes grandes empreendimentos, mas no entanto lamentou ele, que atualmente a grande maioria dos fatos positivos apontados como certos por ocasião dos encaminhamentos para aprovação das hidrelétricas do Rio Madeira, hoje não se concretizem. Ponderou o deputado: “Venderam um produto e hoje estão nos entregando outro. Rondônia está pagando caro com a depredação de suas riquezas naturais, enquanto as empresas poderosas faturam alto a custa deste povo”. 

Afirmou o deputado Tiziu Jidalias que a CPI está trabalhando de forma acelerada e enérgica, visando a apuração minuciosa dos fatos. Segundo ele, até mesmo a grande expectativa de geração de empregos e renda, prometida com a construção das usinas, vem sendo frustrada, porque até mesmo os motoristas de caminhões estão vindo de Minas Gerais. 

Ele encerrou falando dos problemas ocasionados com o início das obras das usinas do Rio Madeira, provocando transtornos no trânsito de Porto Velho, além da sobrecarga de atendimento no serviço público, como no caso da rede de saúde.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)