Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Presidente da Ceron fala sobre setor energético a servidores do TCE


O diretor-presidente das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Flávio Decat de Moura, vai proferir palestra com o tema “Cenários da energia elétrica no Estado de Rondônia”, para os servidores do Tribunal de Contas (TCE-RO), nesta sexta-feira (dia 27).

Mineiro, Flávio Decat é engenheiro elétrico e eletrônico, formado em 1969 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Presidiu a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás, de 2001 a 2003, e a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), de 2004 a 2007.

Exerceu, ainda, os cargos de diretor de Finanças, Participações e de Relações com Investidores das Centrais Energéticas de Minas Gerais (Cemig), de 2003 a 2007, e de vice-presidente e diretor de Distribuição da Empresa Energética do Mato Grosso Sul (Enersul), de 1996 a 1997.

Em 2008 foi eleito diretor-presidente das empresas do Sistema Eletrobrás, que, além da Ceron, é composto ainda por Amazonas Energia, Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Companhia Energética do Piauí (Cepisa), Eletroacre e Boa Vista Energia (Roraima).

O convite para Flávio Decat falar no TCE foi feito pelo próprio presidente do Tribunal, o conselheiro José Gomes de Melo. A iniciativa foi motivada pelo momento de destaque que vive o Estado de Rondônia nesse setor.

Assim, o diretor-presidente da Ceron vai abordar questões como a interligação dos estados do Acre e de Rondônia ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – sistema de energia que interliga todo o País –, o programa do governo federal Luz para Todos e a relação entre os poderes públicos municipais e estaduais com a Ceron.

Outro tema em evidência será o reflexo da implantação das usinas de Santo Antônio e de Jirau nas tarifas de energia elétrica industrial, comercial e residencial de Rondônia.

A palestra é voltada para todos os membros, servidores e estagiários desta Corte de Contas e vai acontecer no auditório do prédio sede do Tribunal, a partir das 11 horas desta sexta-feira. 

Fonte: TCERO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)