Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Prefeitura mobiliza mais de dez mil pessoas em ato histórico


Prefeitura mobiliza mais de dez mil pessoas em ato histórico  - Gente de Opinião

Mais de dez mil pessoas atenderam ao chamado da Prefeitura de Porto Velho e plantaram simultaneamente cinco mil mudas de árvores em apenas cinco minutos. Para o prefeito Roberto Sobrinho, “estas são apenas as primeiras de um milhão de árvores que serão plantadas no município”, anunciou durante a abertura do evento. Às 17 horas e 15 minutos foi dado o sinal para iniciar os plantios Às 17 horas e 20 minutos, todas as mudas já haviam sido plantadas. “Este é um momento fantástico. Estamos cansados de assistir na mídia nacional que a região Norte é campeã em desmatamento. Com este ato, estamos provando que é possível mudar esta realidade e que o povo de Porto Velho, é sim comprometido com o meio ambiente. Também fica claro que é possível unir o poder público e a sociedade organizada para fazermos as mudanças necessárias para o bem coletivo. Obrigado às mais de dez mil pessoas que apostaram neste projeto”, enfatizou o prefeito. 

A muda zero um foi plantada na Avenida Lauro Sodré em frente ao Parque Circuito e a número cinco mil foi plantada no canteiro central da Avenida Governador Jorge Teixeira com a Migrantes, fazendo assim um grande vê de futuras árvores de Ipê, Andiroba, Oiti, Jatobá e Açaí, todas naturais da região. 

A primeira dama do município, Lucilene Peixoto, destacou que, “este é um momento especial, que mostra a união e a força das pessoas que moram em Porto Velho. Com certeza estamos no caminho certo para termos mais qualidade do ar da Capital”, disse. O vice-prefeito Emerson Castro plantou uma muda em parceria com esposa. " É uma onda verde que com certeza vai contagiar a cidade, e tenho certeza que cada cidadão vai fazer sua parte”, destacou Emerson. 
Prefeitura mobiliza mais de dez mil pessoas em ato histórico  - Gente de Opinião

Autoridades federais prestigiaram o evento, a senadora Fátima Cleide, o senador Waldir Raupp, o deputado federal, Eduardo Valverde, a deputada federal Marinha Raupp. Também estiveram presentes autoridades estaduais e municipais, vereadores, secretários e coordenadores municipais. Mas a grande participação veio de estudantes, primários, secundaristas, universitários servidores públicos do município, colaboradores de empresas particulares além de muitos moradores. A acadêmica de enfermagem, Denise Moura, acredita que, “participar deste momento único é uma experiência que vou guardar para toda minha vida”, afirmou assim que terminou de plantar. 

A senadora Fátima Cleide destacou a iniciativa como, “importante para a recuperação da degradação que a Cidade passou todos estes anos. O senador Waldir Raupp, confessou que, “nunca vi isto na minha vida, talvez seja inédito no mundo, estou muito feliz de participar.” O deputado Eduardo Valverde, destacou , que “esta é a prova de que há sintonia entre o prefeito Roberto Sobrinho e o presidente Lula com relação com às políticas públicas do Governo Federal”, destacou. 
Prefeitura mobiliza mais de dez mil pessoas em ato histórico  - Gente de Opinião


O ato 

A concentração começou às 15 horas no Espaço Alternativo. Às 17 horas em ponto foi iniciado a ato oficialmente. Soldados do exército deram o sinal com apitos e bandeiras vermelhas para começar e encerrar o plantio. Aviões da força aérea sobrevoaram todo o evento. Tudo foi filmado de um helicóptero. O ato foi filmado e registrado pela imprensa local. Houve a participação e apoio das polícias militares, batalhão ambiental, rodoviária federal, dos bombeiros, do exército, da aeronáutica, dos ciclopatrulheiros militares. Banheiros químicos foram distribuídos em vários pontos.

Novas etapas 

O secretário municipal de meio ambiente, Agnaldo Ferreira, informou que haverá outras etapas. A próxima será para plantar mais cinco mil mudas nos condomínios e a terceira etapa serão plantadas mais mudas nas principais vias como a Guaporé, Mamoré, José Amador dos Reis, e na região Central, na Pinheiro Machado, Carlos Gomes e outras. 

Fabrícius Bariani / Foto: Estevão Quintela

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)