Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Prefeito secretários e vereadores visitam Usina de Santo Antônio


A convite dos diretores da empresa Odebrecht, o prefeito Roberto Sobrinho acompanhado de vários secretários e vereadores, visitou o canteiro de obras da usina de Santo Antônio, nesta quinta feira,03. Técnicos e assessores da empresa levaram a comitiva aos principais locais da obra por onde transitam hoje cerca de 8 mil trabalhadores efetivos, além de 1.300 terceirizados. Deste total, mais de 700 mulheres fazem parte do quadro, no trabalho administrativo, no setor de alimentação e até na operação de máquinas pesadas. Segundo os técnicos, 80% da mão de obra é de Porto Velho e do interior do estado.No pico da obra, previsto para 2012, a usina deve chegar a 12 mil trabalhadores contratados.

Consumo

A obra funciona como um pequeno vilarejo. Tem apartamentos para os trabalhadores que são de fora do município ou do estado.Para quem tem casa na cidade, o transporte é feito por 75 linhas de ônibus. Nos restaurantes, são toneladas de comida a cada refeição.A média de carne é de 2 mil quilos por dia. Entre as cozinhas e os serviços de atendimentos nos restaurantes, trabalham uma média de 350 profissionais.

Estrutura

Para funcionar com todas as 44 turbinas de 73 MHW cada uma, a previsão é para 2015.São Turbinas que estão sendo montadas aos poucos e parte delas em São Paulo. Mas no máximo em um ano e meio, devem estar funcionando as primeiras turbinas, que no total vão gerar cerca de 3.150MHW de energia. O prefeito Roberto Sobrinho salientou a importância da obra como uma das maiores projetadas pelo programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. “É uma obra que vai trazer inúmeros benefícios para a nossa capital, eu não tenho dúvidas. E o mais importante é uma obra de baixo impacto ambiental, considerando outras obras já realizadas no país” argumentou o prefeito.

Dividendos

A comitiva que acompanhou o prefeito ficou atenta a todas as informações, até então só conhecidas nos projetos.Ver em loco cada detalhe da grandiosidade da obra, se tornou mais interessante.”Uma obra desta magnitude nos revela o quanto pode ser possível desenvolver uma capital, através dos benefícios que o investimento para todos os setores, principalmente para a economia do município. Hoje nós temos aqui dentro do canteiro cerca de 80 empresas que fornecem algum tipo de serviço. Tem espaço comercial para todos os segmentos” disse o secretário municipal de planejamento, Sérgio Pacífico.

Saúde

Os ambulatórios médicos funcionam com equipes rotativas, 24 horas, entre clínicos, fonoaudiólogos e dentistas.As salas de emergências estão preparadas para atender dos casos de urgência e emergência até alta complexidade, se for necessário De acordo com os especialistas que levantaram os índices de incidência da malaria na região, a previsão foi bem maior, mas de junho do ano passado quando começaram as contratações, até julho deste ano, foram registrados apenas 78 casos de malária, tratados desde o exame diagnóstico, até a medicação e repouso, no próprio ambulatório da usina.

Comitiva

Fizeram parte da comitiva do prefeito Roberto Sobrinho, que foi recebido pelos diretores da Odebrecht, José Bonifácio, Diretor de Contatos e Antônio Cardilli, gerente administrativo financeiro , os secretários de Meio Ambiente, Agnaldo Ferreira, de Administração, Joelcimar Sampaio, de Obras, Marcelo Fernandes, de Planejamento, Sérgio Pacífico, de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Gadelha, Extraordinário de Programas Especiais, Pedro Beber, de Agricultura e Abastecimento, Josélia Saraiva, da Fazenda, Wilson Correia, de Projetos e Obras Especiais, Israel Xavier, Coordenadora das Mulheres, Mara Araújo e o presidente o Instituto de Previdência Municipal, João Herbert dos Reis. 

Também estavam na comitiva, os vereadores pastor Delso, Jaime Gazola,Ramiro Negreiros,Zequinha Araújo, José Wildes, Claudio Carvalho e Jurandir Bangala. 

Fonte:  Nara Vargas

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto