Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Prefeito Roberto Sobrinho vai a imprensa pedir seriedade na divulgação das noticias sobre Jirau


 Prefeito Roberto Sobrinho vai a imprensa pedir seriedade na divulgação das noticias sobre Jirau - Gente de Opinião

O prefeito Roberto Sobrinho passou o final de semana participando de vários programas de rádio e tvs, levando as informações corretas sobre o episódio ocorrido na Usina de Jirau. O objetivo é tranqüilizar a população e desfazer alguns equívocos que estariam gerando certa insegurança na cidade. “Nós precisamos acalmar a nossa população e deixar claro que o que aconteceu não pode ser generalizado e que os trabalhadores da usina são pessoas de bem, são pais de famílias que estão aqui tentando o seu sustento”, esclareceu o prefeito.

Durante o programa Via Sat, na TV Candelária – Record (Clique AQUI e assista vídeo), onde participou juntamente com o secretário de Segurança Pública, Marcelo Bessa, o prefeito falou ao vivo do que realmente deve ser discutido nesse momento, como a normalização da obra e a importância que a continuidade do empreendimento representa para a capital. “Nós temos que entender o efeito dominó que isso tudo está causando. Os fornecedores da usina, os que empregam outros milhares de pessoas para que os serviços possam ser executados diariamente, também estão sofrendo as conseqüências desta paralisação” lamentou, (2ª parte do Via Sat AQUI).

Sobre a quantidade de trabalhadores que teriam vindo para a cidade, o prefeito apresentou os números oficiais informados pela própria empresa Camargo Correia. “Fala-se em 20 ou 30 mil trabalhadores, mas não é nada disso. São cerca de 7 mil operários, que em sua maioria já foram encaminhados para suas cidades de origem, com todas as garantias trabalhistas asseguradas, eles vão ter uma espécie de licença remunerada, mesmo não estando trabalhando, terão seus salários pagos normalmente e depois quando as coisas acalmarem, quando a empresa conseguir reconstruir os alojamentos, esses trabalhadores poderão ser reconvocados a voltar a Porto Velho, se assim o desejarem” informou.

Prefeito Roberto Sobrinho vai a imprensa pedir seriedade na divulgação das noticias sobre Jirau - Gente de Opinião

Ainda na manhã de sábado, Roberto Sobrinho também participou ao vivo do programa Fala Rondônia da Rede TV, onde conversou sobre a situação de Jirau com os jornalistas Adão Gomes e Domingos Junior. Roberto agradeceu aos profissionais da Rede e a todos que fazem um jornalismo sério, e pediu que todos continuem levando a informação correta à população cujo resultado será o de acalmar as pessoas e acabar com boatos sobre saques e depredações na capital. “Essa onda de alarmismo não contribui em nada para o momento delicado em que muitas coisas ainda vão ser esclarecidas. Esse movimento de pessoas ainda percebido no centro da cidade é por causa dos trabalhadores da Usina de Santo Antônio que estão de folga até a próxima segunda-feira, uma decisão apenas preventiva dos diretores da ESBR”,disse o prefeito.


Segundo dados das policias civil e militar não houve nenhuma ocorrência de saques ao comércio da capital. “A todo o momento nos chegam informações desencontradas de que houve saques aqui e ali, mas nada disso foi confirmado. Alguns comerciantes chegaram a fechar suas portas, assustados com tantos boatos, mas nenhum ato desta natureza foi registrado” afirmou.

Nesta segunda feira, o prefeito Roberto Sobrinho participa do programa “E aí prefeito?” na TV Candelária - Record, onde responderá ao vivo aos questionamentos da população, visando mais uma vez, tranqüilizar as pessoas sobre os fatos ocorridos na usina de Jirau.

Fonte: Nara Vargas
Fotos: Medeiros/Santiago Junior

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)