Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Posseiros da região de Jacy-Paraná serão cadastrados


A partir de hoje até o dia 17 de julho cinco cadastradores do Mutirão Terra Legal estarão no distrito de Jacy-Paraná –a 80 quilômetros de Porto Velho. Eles vão atender posseiros das glebas Capitão Sílvio, Jaci-Paraná e Caracol. Um posto de atendimento permanente será mantido em Porto Velho, na sede do Incra.

A descentralização do atendimento se deve à extensão territorial de Porto Velho (34 mil quilômetros quadrados) e, principalmente, à demanda – existem 13 glebas no município. Apenas na Gleba Capitão Sílvio, o número de atendimentos é estimado em 1,4 mil. Por conta desses fatores, o atendimento no município será superior a 15 dias.

Uma segunda etapa do processo de descentralização do atendimento em Porto Velho será aberta no dia 20 de julho, na Gleba Aliança, onde cinco cadastradores permanecerão até 25 de julho. De 27 a 31 de julho, outras cinco equipes atenderão moradores da Gleba Baixo Candeias e Igarapé Três Casas.

 

Cadastro

Em Rondônia, o trabalho de cadastramento é realizado por servidores do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da prefeitura de Porto Velho e do governo do estado. Para se cadastrar, os posseiros devem apresentar certidão de nascimento, carteira de identidade e CPF. Casais devem ir juntos aos postos de cadastramento e apresentar a certidão de casamento. No caso de viúvos, deve ser apresentado o atestado de óbito do companheiro ou da companheira.

O Terra Legal, programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com estados e municípios, tem como meta regularizar 296,8 mil posses ocupadas até 1º de dezembro de 2004 nos nove estados da Amazônia Legal. Os trabalhos de cadastramento começaram no dia 19 de junho, em Porto Velho e Marabá (PA).

Assessoria de Comunicação do Instituto de Colonização e Reforma Agrária

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)