Sexta-feira, 18 de maio de 2012 - 15h31
A Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) divulgou comunicado no início da tarde desta sexta-feira (18), informando a classe empresarial sobre a retomada parcial das operações portuárias. “Faltam ainda alguns reparos nas rampas e no cais que foram afetados pelo banzeiro provocado pela abertura das comportas da usina de Santo Antônio”, diz a nota.
A SOPH informou ainda que todos os órgãos estaduais e federais, ligados ao regime de transporte aquaviário (Antaq, Marinha do Brasil e Ministério dos Transportes) foram comunicados sobre as ocorrências do fenômeno conhecido como banzeiro e seuseventuais riscos tanto para as operações portuárias como para a navegação.
Conforme a diretoria da SOPH, a retomada de atividades no Porto Organizado de Porto Velho, se deve a normalização da correnteza no rio Madeira. Cabe salientar, no entanto, que caso sejam observadas novas alterações na força das águas, as atividades portuárias podem sem paralisadas novamente para salvaguardar equipamentos e produtos de importação e exportação.
O Porto não dispõe de mecanismos técnicos capazes de prever ou anteceder o momento em que possa ocorrer a alteração da correnteza do rio, razão pela qual, cada operador, bem como todos os atores responsáveis pelas operações no Porto de Porto Velho, estão cientes da necessidade de comunicar a diretoria da SOPH sobre eventuais mudanças na correnteza na hidrovia do Madeira.
Fonte: Decom
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A