Quinta-feira, 15 de março de 2012 - 21h51
Os desafios na implantação de uma usina hidrelétrica na Amazônia foram tema da palestra apresentada pelo diretor de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, Carlos Hugo Annes de Araújo, na manhã de ontem, dia 14, no 6º Fórum Mundial da Água que está sendo realizado em Marselha, na França. Trata-se do maior evento global sobre o tema que busca soluções para os principais problemas que envolvem este recurso natural. Na palestra de Carlos Hugo, os participantes, dentre eles o senador de São Paulo, Aloysio Nunes, e o presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, puderam conhecer em detalhes todas as etapas do empreendimento até o momento atual, de pré-operação. A palestra também destacou as características únicas do rio Madeira, como a diversidade de peixes, a vazão e a quantidade de troncos.
Hoje, dia 15 de março, Carlos Hugo repete a apresentação no período da tarde, dividindo a palestra com o diretor de Sustentabilidade da Odebrecht Energia, Luiz Gabriel Todt, que apresenta o Programa Acreditar, nascido em Porto Velho para qualificar os cidadãos de Rondônia para o trabalho nas obras de construção da UHE Santo Antônio.
As palestras dos diretores fazem parte da programação do Pavilhão Brasil, iniciativa da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água que conta com o apoio de diversas instituições, dentre elas a Santo Antônio Energia, empresa responsável pela implantação e operação da UHE Santo Antônio. Mais de 200 pessoas participaram da abertura deste espaço no dia 12 de março com a reunião de representantes do Congresso Brasileiro, agências do setor elétrico, a vice-prefeita de Marselha, Christine Susini, e o presidente do Conselho Mundial da Água, Loic Fauchon. Com a equipe da ANA à frente da sua montagem, o Pavilhão Brasil tem sido um dos estandes mais visitados da feira, com uma média de 1.800 cafezinhos servidos diariamente. A 6° edição do Fórum Mundial da Água acontece até o dia 17 de março com a presença de mais de 20 mil pessoas de 140 países.
Fonte: Carla Nascentes
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A