Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Nota Oficial da Força Sindical sobre o protesto na Jirau

Diante dos graves fatos ocorridos ontem na Usina de Jirau, em Rondônia, envolvendo milhares de trabalhadores, a Força Sindical propôs hoje ao procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Otávio Brito, a formação de uma comissão para visitar as obras e verificar a grave situação relatada pelos trabalhadores. Esta comissão deverá ser constituída por representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, das Centrais Sindicais e dos sindicatos.

O deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, também vai entrar com requerimento na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados cobrando explicações da Camargo Corrêa e do Consórcio de empresas providências sobre a situação de trabalho degradante envolvendo os operários das obras.

Uma frente parlamentar também deverá ser constituída para uma ampla vistoria no canteiro de obra da Usina.

Não podemos permitir que trabalhadores vivam, ainda, em situação análoga à escravidão no País. O comportamento das empresas só resulta em prejuízos para o andamento das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e para a imagem do País no exterior, visto que a Usina de Jirau é a maior obra em andamento no Brasil.

Os trabalhadores anseiam também pela abertura de negociação e uma mesa de debates sobre as legítimas reivindicações, visto que os fatos acumulados como atrasos nos pagamentos das empresas terceirizadas, maus tratos e não pagamento de horas-extras, geraram os transtornos nas obras.

Direção Nacional da Força Sindical

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr