Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Municípios do Rio Madeira e Purus pleiteiam linha de transmissão de energia de Jirau e Sto Antônio


Municípios do Rio Madeira e Purus pleiteiam linha de transmissão de energia de Jirau e Sto Antônio - Gente de Opinião

Prefeitos dos municípios localizados na Região Sul do Amazonas estão reivindicando compensações sociais e financeiras provenientes do funcionamento das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, construídas em trecho do leito do Rio Madeira. De acordo com os políticos a viabilização das hidrelétricas impactou sobremaneira os municípios das calhas dos Rios Madeira e Purus.


Visando atender a solicitação dos prefeitos, o deputado federal Carlos Souza (PSD/AM), enviou um indicativo ao Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, pleiteando a implantação de subestações de rebaixamento para contemplar os municípios de Lábrea, Canutama, Apuí, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte e Borba, que elaboraram a “Carta de Humaitá”, reivindicando uma linha de transmissão de energia para abastecer estes municípios. Outras propostas foram elencadas no documento, citados abaixo:


A disponibilização da linha de transmissão de energia oriunda das referidas hidrelétricas ou da hidrelétrica Samuel situada no município de Porto Velho. O incremento dos investimentos em agricultura familiar, educação (transporte e merenda escolar), combate efetivo à mortalidade infantil. A adoção de medidas para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e a finalização do zoneamento ecológico-econômico da região do Rio Madeira e sul do Estado do Amazonas.
 

Acredito que o Ministro Lobão vai interceder por estes municípios, pois não é justo que sejam atingidos apenas com os prejuízos, mas que possam ser contemplados com benefícios”, destacou Souza.

Fonte: Mirelly Maria / Deputado Federal Carlos Souza PSD/AM

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto