Quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 06h58
Uma ação social realizada pela Emater em parceria com a Santo Antônio Energia movimentou o reassentamento Santa Rita no final de abril. Na ocasião, cerca de cem famílias participaram de palestras que sensibilizaram para o uso racional de energia elétrica e informaram sobre as tarifas sociais rurais, que são um benefício criado pelo Governo Federal para conceder descontos na conta de energia às famílias de baixa renda. A comunidade também participou do recadastramento para o programa Bolsa Família.
Além da palestra, realizada por técnicos da Eletrobrás Distribuição Rondônia, foi realizada pela equipe da EMATER a campanha de vacinação contra a raiva em animais, uma doença que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. Foram vacinados 110 animais.
As crianças do reassentamento não ficaram de fora das atividades. Alunos da escola Flor do Cupuaçu participaram de experiências sobre energia elétrica na van itinerante da Eletrobrás Distribuição Rondônia. O evento foi encerrado com o plantio de espécies de árvores nativas da região, doadas pela Santo Antônio Energia, na área do entorno da escola.
O analista Socioambiental da Santo Antônio Energia, José Luiz Bernardo Borges, avaliou o evento de forma positiva. “Conseguimos promover a integração da comunidade e sua conscientização para o uso racional da energia elétrica. Fizemos este trabalho de conscientização principalmente com as crianças que são multiplicadoras de conhecimento”, declarou.
O reassentamento Santa Rita está localizado no quilômetro 767 da BR 364 em uma área de aproximadamente 2.600 hectares. Os lotes possuem casa de alvenaria com 100 metros quadrados de área média e dez hectares para produção da família. O local foi construído para atender as famílias originárias do P.A. Joana D’Arc que moravam em áreas atingidas pelo reservatório da UHE Santo Antônio. O reassentamento conta com toda infraestrutura como escola, centro comunitário, posto de saúde e centro de atendimento
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht Energia, Andrade Gutierrez, Cemig e o Caixa FIP Amazônia Energia. A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A