Quinta-feira, 2 de setembro de 2010 - 15h35
No último fim de semana, cerca de 80 moradores de Jacy-Paraná conheceram as obras do Parque dos Buritis, novo bairro preparado para receber as famílias que serão afetadas pelo futuro reservatório da UHE Santo Antônio. O bairro será o novo lar de 200 famílias e recebeu este nome dos próprios moradores, por causa da quantidade de árvores desta espécie encontrada na região.
Acompanhados pela equipe de Remanejamento e de Comunicação Social da Santo Antônio Energia, os moradores conheceram a fábrica Cenec, responsável pela construção das casas do Parque dos Buritis e acompanharam todas as etapas do processo. Para facilitar a comunicação entre os visitantes e a equipe responsável, os moradores foram divididos em quatro grupos. Durante a visita, foram esclarecidas dúvidas sobre a construção, segurança e qualidade das novas casas.
Mesmo com a instalação da Casa da Informação em Jacy-Paraná, um serviço de Plantão Social que funciona no próprio local de construção do novo bairro, os moradores ainda tinham muita curiosidade sobre a construção do Parque dos Buritis. Assim, surgiu a iniciativa da visita.
Uma das moradoras que fez a visita, Joselene Taumaturgo de Alexandre, afirmou estar impressionada com a qualidade das casas. “Achei ótimo poder ver de perto a construção das casas, afinal uma delas vai ser minha. Gostei bastante do que vi, o bairro vai ficar lindo”, avalia.
Para a Coordenadora de Comunicação Social, Juliane Calaes, o programa de visitas aos reassentamentos é importante porque garante a todos a segurança que procuram. “Dar oportunidade de conhecer suas novas casas para que não haja dúvida alguma sobre elas é um trabalho que destaca a transparência que tanto prezamos”, completa o coordenador de Remanejamento da Santo Antônio Energia, Ivan Silveira.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A