Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Moradores de Abunã e Fortaleza do Abunã aprovam obras de lazer e turismo




Revitalizações e construções de quadras e de um mirante fazem parte do projeto



As comunidades dos distritos de Abunã e Fortaleza do Abunã participaram nos últimos dias 23 e 24 de setembro, da reunião de validação das obras previstas para os distritos. As construções serão realizadas através do Programa de Apoio às Atividades de Lazer e Turismo da Energia Sustentável do Brasil em parceria com a Prefeitura do Município de Porto Velho. Os projetos foram apresentados para apreciação dos moradores.



Em Fortaleza do Abunã foram apresentadas duas, das três obras que serão construídas no distrito. Sendo a construção de uma quadra poliesportiva e do mirante em frente à cachoeira existente. As duas obras foram aprovadas e validadas pelos moradores. Uma nova reunião ficou marcada para o dia 5 de novembro para validação da terceira obra prevista para Fortaleza do Abunã, dessa vez os moradores irão conhecer o projeto de urbanização da área em frente à Prainha.



Foi explicado aos moradores como ficará a estrutura de cada obra. A quadra poliesportiva contará com cobertura, arquibancada, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. O mirante foi a obra que mais animou os moradores. O espaço terá dois pisos, sendo que o superior será o mirante protegido com guarda corpo e no inferior ficará o terraço da praça de alimentação.



A coordenadora de Socioeconomia da ESBR, Sueli Biedacha, explica que as obras servirão para fortalecer principalmente o turismo, já que a localidade se destaca neste segmento.



O administrador distrital Francisco Lourenço de Oliveira, conta que a comunidade ficou bastante contente com a proposta oferecida. Ele destaca que com as novas construções e melhorias dos espaços, o potencial turístico de Fortaleza do Abunã irá atrair mais pessoas para a localidade. “Estamos recebendo com satisfação os projetos, eles irão nos beneficiar muito, pois mais pessoas passarão a visitar a cidade aumentando nosso turismo”, apontou Francisco.



Abunã



Em Abunã foi apresentada e validada a obra de construção de uma quadra poliesportiva coberta, arquibancada, alambrado de proteção, entre outros itens. Para aprovar a obra a comunidade solicitou que fosse acrescentada ainda, a construção de banheiros no espaço esportivo. O espaço foi uma solicitação da comunidade, que atualmente conta com uma quadra com pouca estrutura e de difícil acesso. Depois de pronto, o empreendimento servirá tanto para os estudantes quanto para a população em geral.



Para a coordenadora, as reuniões tiveram um saldo positivo com a aprovação das obras nas duas localidades. “Antes de começarmos as obras é necessário que a comunidade aprove os projetos e nas duas reuniões os moradores foram favoráveis ao que foi apresentado”, comentou Sueli.



O Secretário Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Carlos Gadelha, acrescenta que após a validação dos moradores, o próximo passo é o processo de contratação da empresa que construirá as obras.
 


O morador de Abunã Robson Nunes considerou a decisão democrática. “Foi muito importante que nós pudéssemos escolher como queríamos que fosse construída a nossa quadra, achei que foi decidido com democracia, pois todos puderam votar”, finalizou o morador.



Fonte: Comunica
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A