Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

MME coloca em consulta portaria sobre revisão de garantia física de UHEs


 

Projeto vai viabilizar aumento de capacidade das hidrelétricas do Rio Madeira
 
 

O Ministério de Minas e Energia colocou em consulta pública nesta quinta-feira, 19 de agosto, minuta de portaria, que estabelece as condições para revisão dos montantes de garantia física das hidrelétricas, maiores que 30 MW, despachadas centralizadamente no Sistema Interligado Nacional. As contribuições poderão ser enviadas até o dia 1º de setembro.

A portaria beneficia os projetos de ampliação da capacidade instalada das usinas do Rio Madeira. Os empreendimentos vão ganhar mais máquinas, mas precisam rever a garantia física para definir como comercializarão a energia das usinas. A hidrelétrica de Jirau, atualmente, com 3.450 MW, vai pular para 3.750 MW, com a adição de mais quatro turbinas. Já Santo Antônio ainda está avaliando a capacidade total de ampliação.

A revisão da garantia, a partir da publicação da portaria, poderá ser feita no dia 30 de outubro de cada ano. São considerados fatos relevantes para alteração de garantia física: potência instalada, curva da cota do reservatório em função do volume ou da cota; volume útil do reservatório; entre outros. A alteração de garantia física deve ser solicitadas ao MME e a Agência Nacional de Energia Elétrica, que deverá ainda aprovar as características técnicas.

A Empresa de Pesquisa Energética deverá validar a nova garantia física. As contribuições dos agentes interessados para o aprimoramento e aperfeiçoamento da minuta da portaria deverão enviá-las para o email: portaria.uhe@mme.gov.br ou para o endereço: Reversão de Garantia Física de Energia - UHE Consulta Pública - SPE/MME - Esplanada dos Ministérios, Bloco U, 5º andar, CEP: 70065-900.

Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, Regulação e Política

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr