Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

MINISTRO DO JAPÃO NO BRASIL VISITA A USINA HIDRELÉTRICA JIRAU


 

É a primeira visita do
diplomata ao empreendimento


O ministro chefe do Departamento Econômico da embaixada do Japão no Brasil, Yoshitaka Hoshino, visitou a Usina Hidrelétrica Jirau, para conhecer o projeto e aprofundar as relações entre os dois países. A visita foi realizada no dia 5 de agosto e esta foi a primeira vez do diplomata no empreendimento. Segundo ele, “Jirau possui um posicionamento estratégico e de muito interesse para os japoneses”, se referindo ao fato de a empresa japonesa Mitsui & Co. ser uma das acionistas da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), através da subsidiária Mizha Participações.MINISTRO DO JAPÃO NO BRASIL VISITA A USINA HIDRELÉTRICA JIRAU - Gente de Opinião


O ministro estava acompanhado da analista da Mitsui & Co. no Brasil, Mariane Tagima. Os diretores da ESBR José Lucio de Arruda Gomes (Administrativo & Institucional), Isac Teixeira (Operação) e Jessie Imai (Corporativo) foram os responsáveis pela recepção e acompanhamento dos visitantes.


No edifício de controle da Usina, o ministro assistiu a uma apresentação institucional sobre o cronograma de evolução do empreendimento, as ações desenvolvidas em projetos de compensações sociais e ambientais, além de um briefing de segurança.  Em seguida, passou pela sala de controle, casa de força, área de montagem, vertedouro e sistema descarregador de troncos.


Yoshitaka Hoshino disse que ficou impressionado com a dimensão da UHE Jirau. “É uma obra gigantesca no tamanho e na importância para o Brasil. Como japonês, me sinto orgulhoso pelo fato de uma companhia do Japão estar participando dessa obra, que é peça chave para o fornecimento de energia elétrica à sociedade brasileira”. O diplomata ainda defendeu mais investimento estrangeiro no mercado brasileiro e ressaltou a total confiança do Japão no Brasil. “A economia brasileira está passando por uma situação difícil. Esperamos que essa fase passe o mais breve possível. Um fator importante nesse momento é como incentivar investimentos domésticos e atrair investimentos estrangeiros. Para isso ocorrer, é necessário que o governo brasileiro estabeleça um ambiente propício e transparente”.


Para o diretor Administrativo & Institucional da ESBR, José Lucio de Arruda Gomes, a visita do diplomata demonstra a importância do investimento do Japão no Brasil. “Essa presença traduz o apoio da Embaixada Japonesa à Mitsui e ESBR. Demonstra que Jirau é importante não apenas para a empresa, mas também para o povo japonês”.


Fonte: Comunica

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento