Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Ministro autoriza uso de usinas para diminuir quedas de energia



O governador Tião Viana anunciou ontem, 31, o reforço do sistema de energia elétrica de Rio Branco. Durante o período de maior consumo de energia, 8 às 18 horas, serão ligadas duas usinas térmicas com potência de 30 megawatts. Após este horário apenas uma térmica permanecerá ligada.


O procedimento foi autorizado pelo Ministério de Minas e Energia, e o comunicado foi feito pelo ministro Edison Lobão ao governador no final da manhã de ontem. A notícia foi acompanhada pelo prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, e pelo gerente de distribuição de energia da Eletroacre, Celso Matheus.


“A expectativa do governo é de que esta ação dê suporte a situação da energia que está chegando no Acre com grande oscilação. E que se reduza as suspensões de energia que tanto tem prejudicado a população acreana. Temos muito a agradecer ao governo da presidente Dilma, que passa a investir mais R$ 6 milhões por mês na geração de energia no Acre”, destacou o governador Tião Viana.


Ainda durante a coletiva, Celso Matheus enfatizou que neste período do ano, em razão da alta temperatura, cresce o consumo de energia elétrica, e a linha de transmissão sofre problemas de instabilidade de tensão, e o sistema de distribuição se corrói. “A energia que chega em Rio Branco vem da 230, o chamado linhão. A demanda cresce neste período, chegando a demanda de 140 megawatts. Estas duas usinas de geração local, supri de 20 a 30% da carga. Nós técnicos acreditamos que com isso acabe o problema de sobrecarga”.


As duas usinas térmicas estão localizadas na estrada da Invernada, e irão permanecer em operação nos horários determinados pelo Ministério das Minas e Energia, até a instalação completa da segunda linha de transmissão. (Agência Acre)


Fonte: A Gazeta do Estado do Acre
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)