Quinta-feira, 1 de setembro de 2011 - 05h54
O governador Tião Viana anunciou ontem, 31, o reforço do sistema de energia elétrica de Rio Branco. Durante o período de maior consumo de energia, 8 às 18 horas, serão ligadas duas usinas térmicas com potência de 30 megawatts. Após este horário apenas uma térmica permanecerá ligada.
O procedimento foi autorizado pelo Ministério de Minas e Energia, e o comunicado foi feito pelo ministro Edison Lobão ao governador no final da manhã de ontem. A notícia foi acompanhada pelo prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, e pelo gerente de distribuição de energia da Eletroacre, Celso Matheus.
“A expectativa do governo é de que esta ação dê suporte a situação da energia que está chegando no Acre com grande oscilação. E que se reduza as suspensões de energia que tanto tem prejudicado a população acreana. Temos muito a agradecer ao governo da presidente Dilma, que passa a investir mais R$ 6 milhões por mês na geração de energia no Acre”, destacou o governador Tião Viana.
Ainda durante a coletiva, Celso Matheus enfatizou que neste período do ano, em razão da alta temperatura, cresce o consumo de energia elétrica, e a linha de transmissão sofre problemas de instabilidade de tensão, e o sistema de distribuição se corrói. “A energia que chega em Rio Branco vem da 230, o chamado linhão. A demanda cresce neste período, chegando a demanda de 140 megawatts. Estas duas usinas de geração local, supri de 20 a 30% da carga. Nós técnicos acreditamos que com isso acabe o problema de sobrecarga”.
As duas usinas térmicas estão localizadas na estrada da Invernada, e irão permanecer em operação nos horários determinados pelo Ministério das Minas e Energia, até a instalação completa da segunda linha de transmissão. (Agência Acre)
Fonte: A Gazeta do Estado do Acre
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A