Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Mercado de gás começa a reagir mesmo com números negativos, informa Abegás


Dados que estarão sendo divulgados hoje (19) pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) indicam que o consumo de gás natural no Brasil atingiu 36,5 milhões de metros cúbicos em dezembro do ano passado, representando uma queda de 3,67% em relação ao mês de novembro e de 5,95% em relação ao mesmo período de 2008.

Na avaliação da Abegás, no entanto, o mercado já dá sinais de recuperação. Embora negativo nas duas bases de comparação, esta retração é decorrente do baixo consumo do produto na geração de energia elétrica , consequência da situação hidrologica favorável - o que torna desnecessária o uso intensivo do gás nas termoeletricas do país.

A associação esclarece que, com o alto nível dos reservatórios, a maior redução – de um ano ao outro – ocorreu no segmento termoelétrico (85,92%) e contribuiu para esta queda acentuada. Desconsiderando-se o consumo termoelétrico, houve um aumento de 5 milhões de metros cúbicos no consumo de gás.

Segundo a Abegás, esse aumento é explicado pela reação do segmento industrial, responsável por mais da metade do gás consumido no Brasil. A produção industrial que havia sido afetada pela crise econômica e a falta de competitividade do gás natural em relação aos outros energéticos haviam contribuído para uma constante diminuição na demanda das indústrias por este insumo. Porém, a entidade avalia que, em dezembro de 2009, o consumo industrial ficou 22,86% acima da média registrada no mesmo período do ano anterior. Além do industrial, o consumo dos setores comercial e de co-geração também cresceu: 5,22% e 60,25%, respectivamente.

A Abegás lembra que o Brasil conta atualmente com 18.153,2 quilômetros de rede de distribuição e mais de 1 milhão e 740 mil clientes usam gás natural, seja no segmento industrial, comercial, residencial ou automotivo. 

Nielmar de Oliveira/Agência Brasil

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)