Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Meio ambiente de trabalho sem riscos de acidentes é tema de campanha do MPT


 
Começa nesta sexta-feira, dia 18 de setembro e se estende até o dia 16 de outubro deste ano de 2009l, campanha dirigida aos trabalhadores da construção civil em Rondônia. Esta é a primeira de uma série de três campanhas a serem realizadas pelo Ministério Público do Trabalho, através da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, como resultado de acordo judicial em ação de execução movida pelo MPT.

Com o tema “Meio ambiente de trabalho sem riscos de acidentes”, a campanha visa alcançar os trabalhadores, especialmente da construção civil. De natureza orientadora e educativa, a campanha trata do direito que todos têm a um meio ambiente de trabalho saudável, equilibrado e seguro, com redução de riscos de inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança, de acordo com mandamento constitucional expresso no artigo 255 e a Convenção n° 155, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil desde 1992.

Por um período de 15 dias, mensagens serão levadas ao conhecimento dos trabalhadores e da população em geral através de outdoors e da programação de emissoras de rádio e de televisão, alertando sobre os riscos de acidentes no ambiente de trabalho, causados pelo uso de máquinas e equipamentos sem proteção; de ferramentas impróprias; esforço físico intenso e jornadas de trabalho excessivas.

Cartilha com orientações básicas sobre saúde e segurança no trabalho serão distribuídas às empresas e aos empregados. Cartazes e panfletos também serão utilizados para levar aos trabalhadores e à população em geral, a mensagem da campanha focalizando o direito que todos têm a um “meio ambiente de trabalho sem riscos de acidentes”. No material informativo será indicada a forma de contato com Ministério Público do Trabalho, para denunciar os casos de irregularidades decorrentes da não observância dos dispositivos constitucionais e legais em vigor no país.

A escolha do tema para esta primeira campanha considera o momento de crescimento que vive o Estado de Rondônia, com a construção das hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, e outras obras públicas e privadas que mudam o cenário da Capital do Estado, Porto Velho, gerando milhares de postos de trabalho na indústria da construção civil local.

Fonte: ASCOM – PRT 14 ª Região/Rondônia e Acre

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)