Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Mato Grosso foi Estado que mais teve blecautes este ano



Mato Grosso foi o estado do Centro-Oeste que mais sofreu com blecautes no ano, conforme os dados do ONS -Operador Nacional do Sistema-. Das 63 ocorrências a nível nacional de interrupção em fornecimento de energia, 20 foram no Centro-Oeste. O Nordeste ficou na vice-liderança com 18. O último apagão nas cidades mato-grossenses foi em novembro quando boa parte delas ficou cerca de 50 minutos sem energia.

O presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sincremat), Fábio Garcia, considera que os cortes de energia são sentidos pelas empresas locais e podem prejudicar os investimentos. "Certamente, você ter cortes de energia, ainda que temporários, representa que não se pode ter uma confiabilidade total no sistema elétrico e isso impacta no momento de decidir entre uma ou outra região. (...) As empresas acabam tendo que gastar mais em sistemas de "no break"", afirmou, ao portal G1.

O presidente do Sincremat destaca que o estado tem dimensões muito grandes e que foram desativadas termoelétricas que ajudavam a abastecer a região. "Mato Grosso está pendurado na geração de hidrelétricas, nas grandes usinas de geração de energia. Isso faz com que tenham cortes de energia localizados. Para um estado com grande capacidade de crescimento, isso é bastante prejudicial."

Segundo explicou, o corte de energia sempre é prejudicial para as empresas, mesmo no caso de interrupções de curta duração. "A retomada da produção muitas vezes não é imediata e a indústria pode ainda ter prejuízo com queimas de equipamentos."

Ele defende que autoridades e iniciativa privada discutam um sistema hidrotérmico para aliar a energia mais barata com a segurança das termoelétricas. "A matriz energética preferencial deveria ser o gás natural. Já existem algumas termoelétricas interligadas, mas falta o funcionamento estratégico dessas termoelétricas.

Fonte: Só Notícias

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto