Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Manifestantes protestam contra o uso de energia nuclear




Renata Giraldi*
Agência Brasil

 

Brasília – Manifestantes saíram às principais ruas de Tóquio, no Japão, hoje (16), para protestar contra as atividades nucleares no país. O protesto ocorre 16 meses depois das explosões e dos vazamentos radioativos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão. Os números sobre os participantes dos protestos variam.
 

Para os organizadores da manifestação, 170 mil pessoas participaram do ato. As autoridades policiais estimam, no entanto, que houve 75 mil manifestantes. Com cartazes e gritando palavras de ordem, os manifestantes pediram o fim do uso de energia nuclear e garantias de segurança na região de Fukushima.
 

Os protestos reuniram manifestantes de Tohoku, no Noroeste, onde fica Fukushima, Kyushu (no Sul do Japão), Shikoku (no Sudeste), Hokkaido (no Norte) e Kansai (no Centro-Oeste). “Quero um Japão limpo para meus filhos e meus netos”, disse a aposentada Akiko Ichikawa.
 

Os protestos contra o uso de energia nuclear vêm ganhando adesão popular no Japão, nos últimos meses. Apenas um dos 50 reatores no Japão continua em funcionamento, mas as companhias de eletricidade do país querem retomar as atividades, apesar das preocupações da população local.
 

*Com informações da emissora pública de rádio da França, a RFI.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)