Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Machadinho se mobiliza para construção da UHE Tabajara


 Machadinho se mobiliza para construção da UHE Tabajara - Gente de Opinião
 

Usina Já! Machadinho quer desenvolvimento. Com este slogan, a população de Machadinho D’ Oeste se mobiliza adesivando carros, motos e fachadas das casas em prol da construção da Usina Tabajara no Município, enquanto que o Prefeito Marinho da CAERD (PV) está constantemente em Brasília buscando apoio dos Parlamentares para que seja consolidado o Projeto.

 

Marinho descreve a nova era de Machadinho D`Oeste como uma cidade em transformação, rumo ao desenvolvimento. “O primeiro ano trabalhamos firme para organizar a casa, ao mesmo tempo em que uma equipe técnica elaborava os projetos, outra fazia levantamento patrimonial. Hoje o Município está passando por uma grande transformação, a população está ansiosa pela vinda da Usina de Tabajara”.

 

A Usina terá 350 MW de potência instalada e capacidade para gerar 192 MW de energia elétrica firme; sistema com operação a fio d’água e nível de operação a 80 m com três turbinas e reservatório com 128,8 Km2. De acordo com o projeto, a energia produzida pela Usina de Machadinho será incorporada ao Sistema Interligado Nacional – SIN.

 

O projeto da construção da Usina de Machadinho se tornará realidade tão logo sejam concluídos os complexos Hidrelétricos de Santo Antônio e de Jirau, no Rio Madeira, cujas obras estão em pleno andamento.

 

Um dos defensores do Projeto, o Senador Valdir Raupp (PMDB), esta articulando a próxima audiência no Ministério de Minas e Energia, com a presença do Prefeito Marinho.

 

Recentemente, a Senadora Fátima Cleide e o Deputado Federal Eduardo Valverde, ambos do PT, hipotecaram apoio a construção da Usina e asseguraram a inclusão da obra no PAC-2, ainda na Gestão do Presidente Luiz Inácio da Silva

 

Eduardo Valverde disse que com Dilma na Presidência da República o Projeto vai se concretizar. Fátima foi mais otimista, disse que a Usina será licitada em 2011 e as obras serão iniciadas em 2012.

Apoio integral do Senador Valdir Raupp
 

 Machadinho se mobiliza para construção da UHE Tabajara - Gente de Opinião

O Prefeito Marinho está contando com o apoio incondicional do Senador Valdir Raupp. Em fevereiro deste ano o Senador PEEMEDEBISTA anunciou a inclusão da Usina Tabajara no PAC-2; ele também intercedeu junto ao Instituto Chico Mendes uma revisão dos estudos, viabilizando assim à concessão da licença ambiental. Nesta audiência ficou acordado que o Instituto vai ampliar o Parque Nacional dos Campos Amazônicos (PARNA) para o lado amazônico, e retirar uma área que compreende oito quilômetros quadrados — área do Parque que será atingida com a construção da Usina Tabajara.

Marinho explica que, o Decreto de 21 de junho de 2006, determina que uma área de 873.570 ha (8.735,7 km2) como sendo área de preservação. “Essa mesma dimensão de reserva será determinada na região para compensar a área que será alagada com a construção da Usina”.

 

 

Pro Jovem será ampliado para atender comunidade do Distrito de Tabajara

Em Machadinho D`Oeste, o Pro Jovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão do Jovem) vem promovendo a integração entre famílias e as comunidades da Área Urbana e Rural.

A Equipe se desloca todas as semanas para a Área Rural. Além de oferecer oficinas e cursos de formação técnica, está levando às comunidades, atividades lúdicas, esportivas, de artes, lazer e entretenimento. A administração comemora o fato de o Pro Jovem estar atendendo também na comunidade do Distrito do 5º BEC, a 42 quilômetros da cidade-mãe.

De acordo com Jane Sicone, Coordenadora do Programa, as atividades no Distrito do 5º BEC foram iniciadas no inicio do segundo semestre deste ano e trouxe conhecimento a comunidade. “No 5º BEC implantamos cinco turnos de coletivos matutinos e vespertinos: Força Jovem, Amigo Jovem, Nós Daqui, Nós do BEC e Atitude. Desenvolvemos o Programa nos Pólos respeitando o mesmo conteúdo aplicado na cidade de Machadinho”, valorizou Jane.

Com a finalidade de beneficiar também a Comunidade do Distrito de Tabajara, na Área Ribeirinha do Rio Machado, com o Programa, o Prefeito, Marinho da CAERD (PV), através da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social está ampliando as ações do Pro jovem. “A proposta da administração é chegar a oito coletivos até o próximo ano, ampliando a oferta das oficinas e dos cursos”, destaca Marinho.


 

Fonte: Ascom/Machadinho D`Oeste

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A