Porto Velho (RO) domingo, 17 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Lula visita canteiro de obras da UHE Santo Antônio



 

Lula visita canteiro de obras da UHE Santo Antônio - Gente de Opinião



Na tarde de sexta-feira, 13 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou as instalações do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO). Na ocasião, Lula recebeu de Eduardo de Melo Pinto, presidente da Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e, futuramente, operação da Usina Santo Antônio, uma réplica em miniatura da turbina bulbo, utilizada na construção da Hidrelétrica, referência em tecnologia no Brasil e no mundo. A réplica foi produzida por um artista local, Jair Rangel, conhecido como Pistolino.

Lula chegou ao canteiro por volta das 15h e, em seguida, foi conhecer de perto a construção da casa de força da margem direita do rio Madeira. Depois, fez um pronunciamento para os trabalhadores da Usina, onde destacou o estudo e a formação como o mais importante bem que uma pessoa pode ter na vida. “Em 1963 eu tive uma oportunidade de estudo e hoje sou presidente da República. Meu desejo é que todos façam o mesmo e agarrem a chance”, declarou. Na comitiva do presidente estavam também os ministros de Minas e Energia Márcio Zimmemann, das Cidades Marcio Fortes de Almeida, e do Meio Ambiente Izabella Teixeira.

Durante a visita, eles foram acompanhados pelo presidente da Santo Antônio Energia Eduardo de Melo Pinto, o presidente do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. Emílio Odebrecht, pelo diretor do Consórcio Construtor Santo Antônio José Bonifácio Junior, o presidente da Aneel Nelson Hubner e pelo vice-presidente da Andrade Guitierrez Flávio Machado. Autoridades locais como o governador de Rondônia João Cahulla, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho e o senador rondoniense Acir Gurgacz também estiveram presentes.

Lula fez ainda um vôo panorâmico de helicóptero, sobrevoando as instalações do vertedouro principal na margem esquerda, cujo cronograma de construção encontra-se adiantado. O ritmo acelerado das obras no empreendimento permitiu inclusive, em anúncio divulgado no último dia 27 de julho, que a Santo Antônio Energia fosse autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a antecipar o início das operações comerciais da Usina Santo Antônio para dezembro de 2011 (veja abaixo).

 
 

Lula visita canteiro de obras da UHE Santo Antônio - Gente de Opinião


 

Santo Antônio Energia



É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Relação entre área alagada e potência – Região da planície da Amazônia

 

Usinas em Região de Planície na Amazônia

Área dos Reservatórios (km2)

Potência da Usina

(MW)

Relação Área Reservatório/Potência da Usina (km2/MW)

Balbina

2.360

250

9,44

Samuel

584

217

2,69

Curuá-Uma

78

30

2,60

Manso

387

210

1,84

Luiz E. Magalhães

626

850

0,74

Tucuruí (1ª Etapa)

2.414

4.000

0,61

Tucuruí (2ª Etapa)

2.414

8.000

0,30

Coroacy Nunes

23

67

0,35

Santo Antônio

110*

3.150,4

0,09

*descontada a área do rio

 


Agosto/2010

Fonte: José Carlos Sá


 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A