Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Lula diz que usinas serão um marco



O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse, durante visita ao estande da concessionária Energia Sustentável do Brasil (ESBR) na 5ª Feira Internacional da Indústria de Rondônia (FEIRON Internacional), na quarta-feira, 14, que “finalmente Rondônia entrou no rol dos estados que serão definitivamente desenvolvidos, com indústrias de ponta, com inovação tecnológica, com muitas micro e pequenas empresas”, exclamou o ex-presidente ao falar do desenvolvimento propulsionado pela construção das usinas no rio Madeira. “Essas hidrelétricas, que estão quase prontas para inaugurar, serão um marco extraordinário na vida desse Estado”, enfatiza.

Lula veio a Porto Velho ministrar a palestra de abertura da Feiron 2011, que iniciou na quarta-feira, 14, e vai até o próximo sábado, 17. O ex-presidente foi recepcionado no estande da ESBR pelo presidente da empresa, Victor Paranhos e pelo diretor Institucional, José Lucio de Arruda Gomes, que apresentaram os principais avanços do empreendimento. Em uma tela com transmissão ao vivo da construção da Casa de Força II da Usina Hidrelétrica Jirau, Lula pode acompanhar o andamento da obra, hoje com 53% realizada.


O ex-presidente também se surpreendeu com os números e ganhos já alcançados por meio dos programas sociais e ambientais desenvolvidos. Já somam 150 mil objetos encontrados e 18 sítios arqueológicos identificados, só na área do canteiro de obras; índice zero em mortandade de peixes durante as ações de resgate e salvamento; cerca de R$ 160 milhões de reais em compensações sociais para serem investidos pelo poder público municipal e estadual em saúde, educação, infraestrutura, lazer, entre outras áreas.

Segundo o presidente da ESBR, os números são consequência do planejamento e dos estudos prévios para viabilizar o empreendimento. “Pra fazer uma obra tem que ter sustentabilidade, tem que ter respeito com o meio ambiente e com a população”, cita Paranhos.

A apresentação dos resultados, durante a Feiron, está sendo feita através de painéis, distribuição de folders e informativos. Durante toda a programação, nos aparelhos de TV distribuídos pelo estande e em um telão também estão sendo exibidos um vídeo institucional da obra em 3D e um documentário, elaborados especialmente para a Feira, além das imagens ao vivo do canteiro de obras.

A FEIRON está sendo realizada de 14 a 17 de setembro, no pavilhão de exposições do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Porto Velho. Neste ano são 101 estandes, entre expositores do Estado e internacionais, do Peru, Bolívia, Equador e Canadá. E entre os visitantes também há representantes da Alemanha e Espanha.


Fonte: Comunica

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)