Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Linhão de Tucuruí previsto para 2012 e pode trazer núcleo com fibra ótica


O Linhão de Tucuruí, prometido em 2003 pelo presidente Lula, foi dividido em três blocos – Manaus-Oriximiná, Oriximiná-Macapá, Macapá-Tucuruí – e deve estar concluído até 2012. A informação é do consultor técnico da Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) João Guilherme de Moraes Silva, que disse, durante palestra na Suframa, ter visto o projeto com essa previsão.

João Guilherme informou também que o núcleo do cabo de alta tensão que trará a energia da hidrelétrica para abastecer Manaus e vários outros Municípios amazonenses abrigará uma fibra ótica ligada ao cabo submarino internacional, a partir de Belém do Pará. O método é utilizado pela Embratel, entre Porto Velho e Recife, num cabo da Eletronorte, para evitar vandalismo na fibra.

João Guilherme é um dos principais nomes ligados à implantação da Rede Metropolitana de Comunicação de Dados de Manaus (Metromao), que, até agosto deste ano, deve atingir um total de 54 unidades administrativas do Estado, com infraestrutura de comunicação convergente capaz de transportar simultaneamente dados, imagens e voz.

Fonte:  Amazônia Notícias
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)