Domingo, 4 de julho de 2010 - 18h06
O Linhão de Tucuruí, prometido em 2003 pelo presidente Lula, foi dividido em três blocos – Manaus-Oriximiná, Oriximiná-Macapá, Macapá-Tucuruí – e deve estar concluído até 2012. A informação é do consultor técnico da Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) João Guilherme de Moraes Silva, que disse, durante palestra na Suframa, ter visto o projeto com essa previsão.
João Guilherme informou também que o núcleo do cabo de alta tensão que trará a energia da hidrelétrica para abastecer Manaus e vários outros Municípios amazonenses abrigará uma fibra ótica ligada ao cabo submarino internacional, a partir de Belém do Pará. O método é utilizado pela Embratel, entre Porto Velho e Recife, num cabo da Eletronorte, para evitar vandalismo na fibra.
João Guilherme é um dos principais nomes ligados à implantação da Rede Metropolitana de Comunicação de Dados de Manaus (Metromao), que, até agosto deste ano, deve atingir um total de 54 unidades administrativas do Estado, com infraestrutura de comunicação convergente capaz de transportar simultaneamente dados, imagens e voz.
Fonte: Amazônia Notícias
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A