Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Líder sindical denuncia em audiência pública precariedade do sistema elétrico



 
Brasília - O presidente do Sindicato dos Eletricitários do Sul de Minas Gerais (Sindsul), Everson de Alcântara Tardeli, denunciou hoje (6), em audiência pública na Câmara dos Deputados, as precárias condições de trabalho no setor elétrico que, segundo ele, provocam a morte de um trabalhador a cada 45 dias. De acordo com Tardeli, um dos problemas é que em vez de haver investimentos em segurança, para garantir que o sistema funcione em benefício da população, há uma busca apenas pelo lucro.

Ele lembrou os acidentes e apagões que têm ocorrido constantemente no país e citou, entre eles, o que atingiu pelo menos sete estados do Nordeste em fevereiro deste ano. Ele relatou também o acidente com um trio elétrico em Bandeira do Sul (MG), que causou a morte de 16 pessoas no carnaval, quando uma serpentina metálica caiu na rede de energia.

Para Tardeli, o acidente em Bandeira do Sul não foi causado, como noticiado, pela serpentina na rede elétrica, mas pela precariedade das instalações. O líder sindical entregou uma carta aos deputados da Comissão de Defesa do Consumidor com as denúncias e pediu providências urgentes.

Durante a audiência, os deputados estão pedindo explicações aos representantes do setor elétrico sobre os problemas de falta de energia em diversos estados, principalmente do Nordeste.


Fonte: Jorge Wamburg / Agência Brasil
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)