Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Léo Moraes afirma ser contra a aprovação do aumento dos reservatórios da usina de Santo Antônio


O parlamentar apresentou argumentos para que o projeto não seja aprovado...
 

O deputado Léo Moraes (Podemos) usou a tribuna em sessão parlamentar na tarde desta terça-feira (10) para se posicionar quanto a votação do aumento dos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.

O parlamentar lembrou que o tema já foi discutido diversas vezes em plenário e ressaltou a importância da votação para todo o Estado. “Não devemos condicionar a votação a qualquer outra situação inerente aos municípios. Aqui é exclusivamente para votar quanto a supressão das nossas reservas”.

Segundo Moraes, há um processo sendo tramitado na justiça contra a Santo Antônio Energia onde o Ministério Público Federal pediu julgamento do mérito para que não fossem aumentadas as cotas de reservatórios. “Nós como ouvintes da população e amparados pelo processo legal não podemos nos posicionar antes de a justiça se pronunciar”.

Outra razão dada pelo parlamentar para a não aprovação antes do trânsito em julgado pela justiça é que o aumento do reservatório poderia destruir provas de crimes cometidos pela empresa, além da falta de pagamento das compensações e outros. “Foram prometidos hospitais, escolas. Porto Velho atende o Estado inteiro e não se vê um hospital feito com esse dinheiro”.

Léo se disse preocupado e deixou claro que a Casa de Leis não deve cometer os erros do passado e deixou claro que, caso o projeto seja aprovado, não há apoio algum de sua parte. “Eu demonstro aqui minha preocupação e deixo claro que não sou favorável a essa afronta que pode ocorrer. Estamos preocupados com as pessoas do Joanna D’arc, de Jaci Paraná e outros que sofreram muito no passado por decisões erradas dessa Casa”.


ALE/RO - DECOM - Isabela Gomes
Foto: Ana Célia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)