Quinta-feira, 1 de setembro de 2011 - 16h51
Sabrina Craide
Agência Brasil
Brasília - O leilão de transmissão de energia elétrica que será realizado amanhã (2) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) terá a participação de 16 empresas e seis consórcios. A licitação ocorre às 10h, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
O leilão vai licitar 12 lotes compostos por 14 linhas de transmissão, que somam 2.051 quilômetros, além de 12 subestações. Será necessário um investimento de R$ 2,8 bilhões paras as novas instalações, que ficarão nos estados de Roraima, do Pará, de Mato Grosso, Goiás, do Paraná, de Minas Gerais, do Piauí, de Pernambuco, da Bahia, do Rio de Janeiro, de São Paulo, Alagoas e da Paraíba
Os vencedores do leilão serão as empresas ou consórcios que apresentarem o menor valor de receita anual permitida (RAP), valor a que a transmissora terá direito pela prestação do serviço aos usuários, a partir da entrada em operação comercial das instalações. A soma da RAP máxima a ser paga aos empreendedores, determinada no edital, é R$ 341,2 milhões.
Para participar do leilão, os proponentes devem dar uma garantia de 1% do valor do investimento estimado pela Aneel. As obras deverão estar concluídas de 18 a 36 meses e os contratos de concessão terão 30 anos.
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A