Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Leilão da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós será em dezembro


Marcelo Brandão – Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) marcou para o dia 15 de dezembro deste ano o leilão da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós, no Pará. A portaria foi publicada hoje (12) no Diário Oficial. O Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) será assinado para que o suprimento tenha início em 1º de julho de 2020 e se encerre em 31 de dezembro de 2049.
 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai elaborar o edital e o CCEAR. De acordo com a portaria, a primeira unidade geradora da usina entrará em operação comercial em dezembro de 2019.
 

A usina hidrelétrica, a ser construída no Rio Tapajós, no Pará, terá potência instalada de 8.040 megawatts (MW) e, segundo o MME, contribuirá para a fixação de políticas e ações de sustentabilidade técnica e ambiental na região.

Gente de Opinião

Maurício Tolmasquim   Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministério também informou que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da usina foram desenvolvidos com base em um conceito pelo qual a construção e a operação de uma hidrelétrica ou de um conjunto delas se dê em espaços territoriais legalmente protegidos ou aptos a receber proteção formal em áreas com baixa ou nenhuma ação humana, “de modo que sua implantação constitua um vetor de conservação ambiental permanente”.
 

Em julho, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, já havia falado sobre a possibilidade do leilão da usina ocorrer ainda neste ano. “É uma usina estruturante e vai ter um leilão só para ela, como foi no Rio Madeira e com Belo Monte. É viável sair neste ano, mas eu acredito que mais para o final. Certamente, no último trimestre”, disse Tolmasquim, na ocasião.

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto