Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Joana D’Arc e Cidadania presta serviços à comunidade



Santo Antônio Energia, Emater, Incra organizam
o evento que vai beneficiar cerca de 3 mil pessoas

 

De 6 a 8 de maio, será realizado o Joana D’Arc e Cidadania, com o objetivo de garantir à comunidade do Projeto de Assentamento Joana D’Arc o acesso direto a diversos serviços essenciais de promoção da cidadania e da saúde pública. Emissão de documentos, abertura de conta corrente, diagnóstico de malária, orientações de saúde e primeiros socorros, além de serviços de beleza, como cabeleireiro, são algumas das ações oferecidas no evento, que tem como parceiros a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio; Emater, Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia; Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
 

“A colaboração da Santo Antônio Energia em relação à qualidade de vida da população de Porto Velho e das comunidades da região é fundamental, pois valoriza o cidadão. Por isso, estamos investindo neste evento no Joana D’Arc e queremos que a comunidade aproveite a oportunidade para se beneficiar de todos os serviços oferecidos”, destaca o geólogo e diretor de Sustentabilidade da concessionária, Carlos Hugo Annes de Araújo. A empresa também oferecerá transporte até o local para os moradores das linhas mais distantes.
 

Em um estande específico, a Emater vai informar sobre os programas institucionais desenvolvidos para o fortalecimento do homem do campo, além de orientações e agendamento de visitas para assessoramento técnico, social. “Esta iniciativa vai proporcionar melhor aplicação das ações nos âmbitos econômico e social, já que a documentação é um direito pleno de cidadania”, complementa José Alípio Façanha Frahya, gerente estadual do Programa de Ates, da Emater-RO, que assiste a comunidade Joana Darc.
 

Já a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam) apresentará as atividades desenvolvidas no Estado de Rondônia, enquanto a Eletrobras Distribuição Rondônia orientará a comunidade sobre o uso racional de energia e o Programa Luz para Todos. A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) procurará conscientizar a população rural sobre a importância do recolhimento adequado de embalagens de agrotóxicos e da vacinação no rebanho.
 

A Faculdade São Lucas estará presente na atividade promovendo cursos de capacitação com as crianças e adolescentes da comunidade, além de atendimentos à população como: orientação jurídica, atividades educativas e preventivas em odontologia, aplicação de flúor, orientações sobre DST e AIDS, oficinas de reciclagem de materiais, orientações sobre animais peçonhentos, exames de tipagem sanguínea, glicemia e papanicolau.
 

O Incra desenvolverá as atividades do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (Pndtr), como a emissão de documentos civis e trabalhistas, além de fotografias para os documentos, fotocópias e inscrição em programas sociais. “Com esta iniciativa, buscamos levar cidadania ao meio rural e proporcionar o acesso às políticas públicas voltadas ao campo, como o assentamento de famílias no projeto de reforma agrária e a concessão de créditos”, finaliza o superintendente do Incra de Rondônia, Carlino Lima.

Outros espaços/serviços oferecidos
 

· Espaço Cidadania: CPF, CTPS, atualização do cadastro Bolsa Família,

orientações para obtenção de benefícios (Secretaria Estadual de Ação Social)

· Espaço Bancário: abertura de conta corrente (Banco Bradesco)

· Espaço Cartório: orientações sobre a nova lei para emissão de Certidão de

Nascimento

· Espaço Conhecer: palestras do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia

· Espaço Beleza: corte de cabelo

· Espaço Recreação: teatro, brincadeiras e pintura
 

Para a realização do Joana D’Arc e Cidadania, a Santo Antônio Energia, Emater e o Incra contam com o apoio das seguintes instituições: Faculdade São Lucas, Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, Secretaria Municipal de Assistência Social, TRE, DRT, Previdência Social, Banco Bradesco, Senac, Grupo Teatral Diz-Farsa, Shopping Cidadão e Cartório Godoy.
 

Fonte: José Carlo Sá
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A