Sábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Jirau recebe visita de grupo de trabalho do meio ambiente



 

A décima terceira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Meio Ambiente aconteceu neste mês de maio no escritório da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), localizado no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau.

Durante o encontro, os integrantes do GT tiveram informações sobre o trabalho de Monitoramento de Pontos Propensos à Instabilização das Encostas e Taludes Marginais; sobre as principais ações do Plano de Comunicação Pré-Enchimento e Enchimento do Reservatório, além de dados do Programa de Monitoramento Sismológico do período de 2010 a 2012.

Após a reunião, os participantes fizeram uma visita técnica e conheceram os laboratórios de Sedimentometria (Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico); Ictiofauna (Programa de Conservação da Ictiofauna) e a Área de Prospecção Paleontológica (Programa de Investigação, Monitoramento e Salvamento Paleontológico).

Na segunda etapa, os representantes do GT Meio Ambiente apreciaram as estruturas da UHE Jirau, entre elas, o Vertedouro e as Casas de Força da Margem Direita e Esquerda, ocasião em que visualizaram o status da obra.
De acordo com Marco Canedo, coordenador de Meio Ambiente da ESBR, a visita técnica era um anseio dos integrantes do grupo, apresentado no decorrer das reuniões do GT. “Eles queriam entender como funcionam os trabalhos na prática, ter uma noção real do empreendimento e da execução dos Programas Socioambientais”.

GT Meio Ambiente

A reunião do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente ocorre a cada dois meses. As instituições que fazem parte do grupo são: Universidade Federal de Rondônia, Ministério da Pesca e Aquicultura, Superintendência do Departamento Nacional de Produção Mineral, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEDAM) e Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). O GT Meio Ambiente integra o Comitê de Sustentabilidade, mecanismo implementado pela Energia Sustentável do Brasil, com objetivo de discutir com a comunidade e dar transparência às ações realizadas no processo de implantação da UHE Jirau.


Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoSábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)