Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Jirau lança Jornal Observação e Portal de Observatório Ambiental




Usina Jirau: lançamento de portal e jornal em Nova Mutum Paraná é resultado das ações do Programa de Educação Ambiental.  Jovens participam do Observatório Ambiental Jirau e produzem informativos sobre cotidiano, história e vida das comunidades da área de influência da Usina


Jovens Monitores Ambientais participaram ativamente da criação do portal e jornal impresso do Observatório Ambiental Jirau. A cerimônia de lançamento foi realizada na noite de quinta-feira (28), na Escola Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum Paraná. As lembranças doJirau lança Jornal Observação e Portal de Observatório Ambiental  - Gente de Opinião distrito de Mutum Paraná, o cotidiano e as novidades da nova localidade foram as pautas das notícias para o jornal “Observação!” e para o novo site (www.observatoriojirau.com.br).


Os nove monitores ambientais que atuam nesses projetos são da própria comunidade e estão inseridos numa das ações desenvolvidas no Programa de Educação Ambiental (PEA) – o Núcleo de Comunicação Social do Observatório, uma organização social que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável na área de influência da Usina Jirau. O PEA é executado pela CNEC, uma empresa contratada da Energia Sustentável do Brasil, concessionária do empreendimento.


Para a monitora ambiental Maniele Mendonça, 17, inscrita nas oficinas de “Linguagem Audiovisual e Comunicação Popular”, o lançamento do jornal é a concretização dos trabalhos que o grupo aprendeu no Observatório. “É uma grande satisfação ver o jornal em circulação e a expectativa agora é que a comunidade aprove”, afirmou.


Já Sãmella Martiniano, 17, disse que foi a realização de um sonho ver os dois produtos saindo do papel. “Ver nosso trabalho sendo divulgado é muito emocionante. Há mais de dois meses estávamos na expectativa como esses produtos repercutiriam na sociedade e ainda bem que está dando tudo certo”, disse.
 

A mãe de Sãmella, Marinete Martiniano, aprovou o projeto. “A ação é muito boa, pois dá oportunidade aos jovens de terem uma atividade e não ficarem ociosos em casa. Toda a nossa família apoia essa ação e ficamos felizes pelas nossas duas filhas estarem no Observatório Ambiental”, acrescenta.


De acordo com o gerente de Socioeconomia da concessionária Energia Sustentável do Brasil, Luiz Antonio Medeiros da Silva, a ação é um marco para desenvolver a identidade da população com o novo lugar. “O resgate da história de Mutum Paraná e o momento em que a comunidade passa, serão fundamentais para construir a identidade das pessoas que vivem na região, e estas atividades vão ajudar a formar essa identidade”.


Para Adelina Fonseca, coordenadora do Programa de Educação Ambiental pela CNEC, a ação vai incentivar os monitores a continuarem o projeto mesmo após o término do Programa. “Os jovens estão sendo capacitados para produzir informações e conseguirem depois, administrar sozinhos, o Observatório Ambiental”. A coordenadora ainda informou que toda ação desenvolvida no Observatório Ambiental Jirau está disponível no portal com matérias extras, vídeos, documentários e fotos.
 Jirau lança Jornal Observação e Portal de Observatório Ambiental  - Gente de Opinião


Observatório Ambiental Jirau


O Núcleo de Comunicação Social foi formado pelos monitores ambientais da Oficina de Linguagem Audiovisual e Comunicação Popular. É um grupo organizado por monitores bolsistas com dedicação exclusiva de quatro horas diárias para o aprendizado, que se reveza em duas turmas nos períodos da manhã e da tarde. Os monitores recebem, também, acompanhamento pedagógico para um melhor aprimoramento do aprendizado e em suas atividades escolares.


Com a utilização do método “Aprender Fazendo”, o grupo tem como atribuição principal documentar, produzir e divulgar informações sobre a realidade das comunidades com vistas às transformações que estão ocorrendo na região e do processo de construção do Observatório Ambiental Jirau, respondendo, juntamente com a equipe técnica, pelo desenvolvimento de várias atribuições.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A