Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Irã anuncia 10 novas centrais nucleares e estuda enriquecimento a 20%


O governo do Irã ordenou a construção de 10 novas centrais de enriquecimento de urânio e pretende estudar a possibilidade de produzir urânio enriquecido a 20%, anunciou o canal de televisão estatal.Na reunião de quarta-feira, o governo examinará a possibilidade de produzir urânio enriquecido a 20%, declarou o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, citado pelo site da TV estatal.

O governo ordenou à Agência Iraniana de Energia Atômica o início das obras de construção de cinco centrais de enriquecimento de urânio em locais já selecionados e procure os locais para outras cinco usinas.

Os anúncios foram feitos depois que o Parlamento iraniano se pronunciou a favor de uma redução da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em represália pela resolução de condenação votada pela agência da ONU contra o Irã na sexta-feira.

A resolução da AEIA exige a "suspensão da construção da nova central de enriquecimento de urânio perto da cidade sagrada de Qom, conhecida como Fordo, centro do Irã, que só teve a existência revelada em setembro.

Reagindo à informação, a Casa Branca advertiu que o Irã não dispõe de muito mais tempo para responder às preocupações da comunidade internacional sobre seu programa nuclear.

"Se isso é certo (a construção de novas usinas), constitui uma nova violação grave das obrigações do Irã baseadas em várias resoluções da ONU e é um novo exemplo de que o Irã prefere o isolamento", afirmou o porta-voz Robert Gibbs em um comunicado.

O governo britânico também declarou que os novos projetos do Irã constituiem uma séria preocupação e violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Fonte: AFP

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)