Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

IPHAN alerta MPF e MPE sobre o não cumprimento das medidas compensatórias da UHE Jirau


IPHAN alerta MPF e MPE sobre o não cumprimento das medidas compensatórias da UHE Jirau - Gente de Opinião


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN, através da sua Superintendência em Rondônia enviou, por solicitação do MPF, a descrição da situação atual das medidas mitigadoras e compensatórias constantes na Licença de Instalação emitida pelo IBAMA para o empreendimento UHE Jirau.
 

No documento, o IPHAN alerta que “é notório que o empreendedor não vem a cumprir com inúmeros pontos acordados na concessão da Licença de Instalação, pois está realizando ações sem todas as devidas anuências do Instituto, não corroborando para a sustentabilidade cultural no estado e no país “.
 

O Superintendente do IPHAN em Rondônia, Beto Bertagna demonstrou preocupação pois “algumas exigências claras colocadas no documento que possibilitou a LI, como a restauração de duas locomotivas em Guajará-Mirim, a construção de um Centro Cultural adequado em Nova Mutum e seu Museu a Céu Aberto estão sendo negligenciadas pelo empreendedor, que em diversas manobras de caráter diversionista tenta se desonerar das obrigações “ .
 

“A Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim já expressou o interesse em realizar a gestão dos benefícios que as medidas trariam à cidade “, concluiu Bertagna


O documento, de mais de 50 páginas,foi enviado à Secretaria de Execuções da Tutela do Ministério Público Federal em RO e à Coordenação do Grupo de Trabalho das Usinas , do Ministério Público Estadual.
 

Em seu conteúdo estão descritos vários pareceres técnicos com a descrição de irregularidades como a construção do Centro Cultural de Nova Mutum, sem todas as aprovações necessárias do IPHAN e que o empreendedor está tentando de todas as maneiras “entregar” como se a medida estivesse integralmente executada e pronta.

Fonte:
Superintendência do Iphan em Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)