Segunda-feira, 13 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Inclusão digital no canteiro de obras da UHE Jirau


Um dos fatores que contribui para o desemprego em diferentes regiões do país é a falta de conhecimento e uso de tecnologia da informação que se encontra disponível no mercado. Com o objetivo de contribuir para a mudança desse cenário, a Construções e Comércio Camargo Corrêa, responsável pela execução das obras civis da UHE Jirau, em parceria com o SENAI e Instituto Camargo Corrêa desenvolve o programa “Geração Digital” para os seus profissionais alojados no canteiro de obras. O programa está inserido no projeto Geração Sustentável - que visa a capacitação de pessoas para o mercado de trabalho.

De acordo com a responsável pelo setor de treinamento da Camargo Corrêa, Nádia Pozzebon, a implantação do programa traz a inclusão digital aos profissionais da UHE Jirau, possibilitando a todos, o acesso às novas tecnologias, à internet, ao conhecimento e incentivo à pesquisa. “A ideia de inserir o programa Geração Digital partiu da necessidade de desenvolvermos competências e aprimoramento profissional. A implantação do programa já estava inserida no projeto da obra”, explicou Pozzebon.

Os cursos de informática – Os profissionais da UHE Jirau têm a oportunidade de adquirir conhecimentos na área de informática, por meio dos cursos oferecidos gratuitamente, pelo SENAI. Os alunos poderão contar com material didático de acordo com a metodologia da entidade. As aulas com duração de duas horas diárias são ministradas pelos instrutores capacitados e selecionados pela Instituição de Ensino SENAI.

Atualmente, o programa Geração Digital conta com quatro turmas. Duas no período da tarde e duas à noite, de segunda à quinta. No término do curso os alunos receberão certificado. No dia 30 de novembro foi realizada a formatura da primeira turma do curso básico de informática.

Mais de 20 alunos concluíram o curso básico de informática. “O encerramento do curso é a prova de que os profissionais da UHE Jirau estão empenhados em crescer profissionalmente. Todo o conhecimento adquirido contribuirá para atuação em novas ferramentas, dentro do canteiro de obra”, enfatizou Nádia informando, ainda, que a próxima turma, também, contará com aulas às sextas-feiras, para que os profissionais da escola de Educação para Jovens e Adultos – EJA (localizada no canteiro de obra) também possam ter o acesso ao programa Geração Digital.

Elessandro Cunha, 36, é operador de máquinas pesadas. Ele já tinha noções básicas de informática e para aprimorar seus conhecimentos decidiu fazer o curso oferecido pelo Geração Digital. Para Elessandro, o trabalho desenvolvido pela Camargo Corrêa é de extrema importância principalmente para quem nunca teve contato com qualquer instrumento na área de informática. “A corporação da Camargo Corrêa abre portas para o conhecimento e aprimoramento profissional para os seus profissionais dentro da UHE Jirau. Elogio o compromisso que a empresa tem conosco”, declarou Cunha.

De acordo com a coordenadora do curso básico de informática do SENAI, em Jirau, Marcela Campos, a entidade atende ao projeto social dando oportunidades aos profissionais. “O SENAI veio para somar com a Camargo Corrêa, com intuito de qualificar os profissionais e prepará-los para o mercado de trabalho da melhor forma possível”, enfatizou.

Nos horários em que não estão sendo ministrados os cursos, a sala transforma - se em uma verdadeira lan house, onde os profissionais podem utilizar seu tempo livre para descontrair pelo mundo da internet.

Para o gerente Executivo da construtora Camargo Corrêa, Luiz Américo Rogo, a empresa tem a preocupação de capacitar seus profissionais e a implantação do Geração Digital tem contribuído para esse processo. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Pensando nisso, a empresa vem investindo em seus profissionais. A Camargo Corrêa apóia e acredita no crescimento de cada um”, destacou Rogo. 

Fonte: Comunica

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)