Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Ibama concede licença para mais uma hidrelétrica na Amazônia


Em meio à expectativa pela licença ambiental para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu hoje (8) autorização para outro empreendimento na Amazônia, a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, no Rio Jari, na divisa entre o Pará e o Amapá.

A usina terá potência instalada de 300 megawatts, bem menor que Belo Monte ou as hidrelétricas do Rio Madeira (RO), mas ainda assim o suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes. No entanto, a energia de Santo Antônio do Jari deverá beneficiar principalmente indústrias de celulose instaladas na região. A usina será construída pela ECE Participações – principal acionista, com 90% – e pela Jari Energética, empresa do grupo Orsa, proprietária do projeto Jari Celulose.

A licença prévia, primeira etapa do licenciamento ambiental, foi assinada pelo presidente do instituto, Roberto Messias Franco, e prevê 25 condicionantes a serem cumpridas antes do início das obras. O Estudo de Impacto Ambiental da hidrelétrica prevê o alagamento de 31,7 quilômetros quadrados para formação do lago da usina, área relativamente pequena.

Já a licença de Belo Monte continua em análise pelos técnicos do Ibama e deve sair em janeiro. Na última terça-feira (1º), o diretor de licenciamento do instituto, Sebastião Custódio Pires, deixou o cargo e foi substituído por Pedro Bignelli. A área de licenciamento têm sido alvo de pressões da área econômica do governo, principalmente com relação aos casos de empreendimentos energéticos. 

Luana Lourenço/Agência Brasil

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento