Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Governo estuda como garantir redução de 20% da tarifa de energia




Mariana Branco e Wellton Máximo
Agência Brasil

 

Brasília - O governo estuda como fará para garantir redução de 20,2% da tarifa de energia, disse hoje (5) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele ressaltou que está assegurada redução média 17% a partir de fevereiro de 2013. "O resto, o governo ainda irá atrás", disse Mantega.
 

O ministro ressaltou que o governo já deu sua contribuição para queda nas tarifas. Ele disse que não há espaço fiscal para redução das contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e para a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) como forma de garantir o desconto médio de 20%. Segundo ele, o governo estuda outras desonerações mas as contas estão apertadas.
 

Mantega disse que se surpreendeu com a recusa de algumas concessionárias em aderir à proposta do governo."Ficamos surpresos com a falta de colaboração em uma medida tão importante para a economia brasileira e para todos. A desistência dessas empresas nos coloca um problema para resolver. Estamos estudando para ver como é que vamos fazer", disse.
 

O ministro destacou o fato de as concessionárias desistentes atenderem aos estados de São Paulo, Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina. "São empresas nos estados que mais vão se beneficiar, principalmente São Paulo e Minas, pela alta concentração de indústria, comércio e serviços. Temos dado crédito, espaço fiscal, trabalhado para que esses estados ampliem os investimentos", disse.
 

Mais cedo, a presidenta Dilma Rousseff também comentou a redução das tarifas em um evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ela disse que o governo não abrirá mão das taxas mais baratas. O percentual menor do desconto é atribuído à recusa das companhias Energética de São Paulo (Cesp), Energética de Minas Gerais (Cemig) e Paranaense de Energia (Copel) em aderir à proposta.
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto