Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Governadores do Amazonas e do Pará vão presidir força-tarefa sobre o clima em 2010


Os governadores do Amazonas, Eduardo Braga, e do Pará, Ana Júlia Carepa, assumem, a partir de 1º de janeiro e até 31 de dezembro de 2010, a presidência da Força-Tarefa dos Governadores (GCF, na sigla em inglês). O grupo de trabalho coordena as ações conjuntas no Fórum Global de Governadores sobre Floresta e Clima.

O acerto foi feito em Copenhague, na Dinamarca, durante a programação da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15). Atualmente, o comando do GCF está nas mãos do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

Entre as responsabilidades dos governadores estão o compromisso de executar o Plano de Ação Conjunta desenvolvido pelos estados e municípios integrantes do grupo, assim como assegurar que as preocupações e questões envolvendo carbono florestal sejam representadas em esforços de políticas climáticas estaduais, nacionais e internacionais. Em 2010, o encontro anual dos governadores integrantes do fórum, que durante dois anos consecutivos foi realizado em Los Angeles, será sediado no Brasil, possivelmente em Manaus ou em Belém.

A força-tarefa foi criada para implementar os termos do Memorando de Entendimento estabelecido em 2008, durante a 1ª Conferência de Governadores sobre Clima Global. O documento foi assinado pelos estados brasileiros do Amazonas, Amapá, de Mato Grosso, do Acre e Pará, pelas as províncias indonésias de Aceh e Papua e pelos os estados norte-americanos da Califórnia, de Illinois e do Wisconsin. A ideia é que cada um dos membros desse acordo coopere com a promoção das políticas climáticas, o financiamento, a troca de tecnologia e pesquisa.

Hoje (16) os governadores dos estados da Amazônia se reunirão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro faz parte da agenda do presidente brasileiro na COP-15. 

Amanda Mota/Agência Brasil

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)