Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

ESBR apresenta monitoramento de mercúrio



ESBR APRESENTA MONITORAMENTO DE MERCÚRIO NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE SAÚDE PÚBLICA

Criada pela Prefeitura de Porto Velho, a Comissão monitora as ações do Programa de Saúde Pública das Usinas Hidrelétricas Jirau e Santo Antônio

 

Mensalmente a Energia Sustentável do Brasil participa da reunião da Comissão de Saúde, organizada pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal Extraordinária de Programas Especiais, onde são apresentadas ações executadas pelo Programa de Saúde Pública das Usinas Hidrelétricas Jirau e Santo Antônio. No encontro realizado em outubro, a Comissão conheceu os resultados das atividades do Programa de Monitoramento Hidrobiogeoquímico.

O coordenador do Programa, Professor Doutor Luiz Fabrício Zara expôs o trabalho de monitoramento do mercúrio na área de influência da UHE Jirau, iniciado em 2009 e detalhou os estudos de saúde humana. O trabalho é realizado através de análise socioambiental, avaliação clínica, neurológica, neuropsicológica e dosagem de mercúrio. O Dr. Zara explicou que os protocolos de saúde foram aplicados em 1.100 voluntários das populações tradicionais e garimpeiros do rio Madeira sendo que os níveis de mercúrio encontrados na população em sua grande maioria (97%) são abaixo do valor preconizado pela Organização Mundial de Saúde.

Durante a reunião da Comissão de Saúde, Zara enfatizou que o Programa está pautado na responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável do empreendimento. “Os estudos são muito importantes, pois se tornam ferramentas utilizadas para proteger a população que vive nas proximidades do rio Madeira. Temos dedicado atenção especial aos garimpeiros, que além da exposição ambiental ao mercúrio também estão sujeitos à exposição ocupacional do garimpo que utiliza o mercúrio no processo de separação do ouro”, relatou.

O coordenador da Comissão, Silas Antônio Rosa, conta que os integrantes se interessavam em saber como o monitoramento do mercúrio era aplicado. “Com a explanação, as dúvidas foram sanadas, os resultados são satisfatórios”, comentou.

Programa de Monitoramento Hidrobiogeoquímico

As ações do Programa são executadas pela Venturo Consultoria Ambiental, cuja equipe é formada por especialistas da Universidade de Brasília, Universidade Estadual de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas. O monitoramento do mercúrio no rio Madeira será realizado antes, durante e após a formação do reservatório da UHE Jirau.

Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde foi criada em 2009. Nas reuniões mensais são apresentados os trabalhos executados pelo Programa de Saúde Pública das duas Hidrelétricas. Além da Prefeitura, participam das reuniões os integrantes dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde, Ministério Público de Rondônia, Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Ministério da Saúde.

Outro foco da Comissão, no que se refere ao Programa de Saúde Pública desenvolvido pelos dois empreendimentos, é monitorar as ações de combate à malária.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A