Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia de Belo Monte é fundamental para suprir demanda de crescimento do país


 
Brasília – O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, e o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disseram hoje (16) que a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, assim como de outras hidrelétricas, é essencial para garantir a energia que o Brasil precisa para crescer economicamente. Eles participaram de reunião da subcomissão temporária do Senado destinada a acompanhar a execução das obras da hidrelétrica.
 

Segundo Tolmasquim, o país precisa de 3,3 mil megawatts (MW) por ano para suprir a necessidade do país. Ele garantiu que é possível explorar os recursos hídricos em sintonia com as preocupações ambientais. “Hoje, as hidrelétricas não são apenas fábricas de megawatts, mas vetores de desenvolvimento sustentável do país.”
 

Tolmasquim disse que a região do Rio Xingu, onde a usina será construída, ganhou um “bilhete premiado” com Belo Monte, pois vai se desenvolver preservando o meio ambiente. Ele destacou que os estudos sobre a hidrelétrica estão sendo realizados há mais de 30 anos e garantiu que as obras não vão afetar diretamente nenhuma etnia indígena da região.
 

O presidente da EPE disse que, no próximo ano, o governo vai tentar obter a licença para a construção da Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, de 6,1 mil MW, que será construída no Rio Tapajós, no Pará. Para este ano, a expectativa é obter o licenciamento de outras nove usinas hidrelétricas de pequeno porte, como Ferreira Gomes (no Amapá - AP), Santo Antônio do Jari (AP), Garibaldi (SC) e Colider (MT), além das usinas da bacia de Teles Pires (MT) e do Rio Parnaíba (PI). “Se conseguirmos isso, teremos uma situação boa até o fim do ano”, observou.
 

Já para o diretor do ONS, o setor elétrico tem condições de acompanhar o crescimento econômico, especialmente com a realização de leilões de geração e transmissão de energia. “Nós temos instrumentos para correr atrás desse crescimento acelerado do país”, disse Hermes Chipp.
 

Sabrina Craide/Agência Brasil

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento