Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Embaixador da Bélgica visita Jirau



Para conhecer o projeto e verificar o andamento da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, o embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, esteve no canteiro de obras no dia 27 de abril. Acompanhado do secretário estadual de Turismo, Basílio Leandro de Oliveira, e guiado pelo Relações Públicas da Energia Sustentável do Brasil (responsável pela construção e operação da UHE) Normando Lira, fez um passeio pelas principais frentes de serviço e infraestrutura de alojamentos, refeitórios e lazer oferecidos aos trabalhadores.

Apesar da energia que abastece a Bélgica ser unicamente de fonte nuclear, uma vez que a geografia da região não inclui rios que viabilizem o aproveitamento hidrelétrico, o País é um importante investidor no setor, sendo que uma das empresas que integram a ESBR, a GDF Suez, é de origem franco-belga. Esse foi um dos motivos da visita do embaixador. “É uma obrigação como embaixador conhecer o país onde estou morando e a escolha de Jirau é por ser uma obra chave do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal)”, justifica o embaixador.

Antes de seguir às frentes de serviço, no Centro Integrado de Educação Ambiental da obra, o embaixador assistiu a dois vídeos e uma apresentação do empreendimento. E junto com sua comitiva, ainda conheceu o viveiro de mudas nativas para reflorestamento e presenciou in loco um procedimento de clonagem de material genético e reprodução de mudas frutíferas no laboratório da Biofábrica Jirau. O projeto inovador produz mudas de abacaxi, açaí e banana, de alta qualidade genética e sanitária, para distribuir aos produtores rurais da região.

Já em campo, o grupo conheceu o Vertedouro, as Casas de Força das margens direita e esquerda, a logística de alimentação e alojamentos, além da infraestrutura de Nova Mutum Paraná, construída para receber as famílias do antigo distrito de Mutum Paraná.

O embaixador aproveitou cada instante da visita, que durou cerca de sete horas, e se disse impressionado, principalmente com o tamanho das estruturas. “Eu tive a sorte de estar na região há mais de 20 anos, conheci Tucuruí (usina hidrelétrica construída no estado do Pará) quando estava em construção, era muito impressionante. E este projeto é igualmente impressionante. É um grande esforço de engenharia e de engenho humano que merecem admiração. São meses e anos de trabalho para fornecer a energia que é tão necessária ao crescimento do País”, conclui Claude Misson.
Visitas

Entre 2009 e 2011, foram mais de 100 visitas ao canteiro de obras da UHE Jirau, realizadas com mais de mil pessoas de várias nacionalidades, e que se impressionaram com a grandeza do empreendimento. Entre os visitantes, pode-se citar o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva – que visitou a obra por duas vezes, ministros, embaixadores, empresários, jornalistas, estudantes e moradores das áreas envolvidas por Jirau.

As visitas são organizadas pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária de Jirau, com objetivo de apresentar o projeto, assim como as ações dos 33 programas socioambientais desenvolvidos. Na obra, o visitante pode ver de perto o canteiro pioneiro, onde a obra começou; a área de britagem e de concreto; os alojamentos; o refeitório; além das estruturas em construção, como o Vertedouro e a Casa de Força, localizados na margem direita do Rio Madeira.


Fonte: Comunica
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A