Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Em um mês, Ibama autua 43 madeireiras em Buritis


O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) aplicou quase R$ 11 mil em multas em madeireiras localizadas no município de Buritis (RO). Os 107 autos de infração foram resultado da Operação Inverno Verde – Arco de Fogo, realizada entre maio e junho, que apreendeu 5,2 mil metros cúbicos de madeira e quase 1,5 mil quilos de palmito. Participaram da operação a Polícia Federal, a Força Nacional e o Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia.

A Inverno Verde teve como principal objetivo coibir ilícitos ambientais relativos à exploração e industrialização ilegal de produtos e subprodutos florestais. No Cadastro Técnico Federal (CTF), há 112 indústrias ativas em Buritis, sendo que 57 não existem fisicamente. Das 55 existentes, 14 estão inoperantes e apenas 43 estão ativas. As empresas ativas que não foram localizadas fisicamente serão canceladas no CTF. Todas as empresas ativas e operantes tinham algum ilícito ambiental e foram autuadas. Seis delas foram embargadas e lacradas.

Foram identificadas empresas fantasmas, ativas no CTF e no Cadastro Exploradores e Consumidores de Recursos Florestais (Ceprof) da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que não foram encontradas fisicamente, mas emitem notas frias movimentando milhares de metros cúbicos de madeira ilegal, que na grande maioria é oriunda da Floresta Nacional do Bom Futuro.

Energia e Meio Ambiente, com informações da Assessoria de Imprensa do Ibama/RO

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto