Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Em dois anos o Brasil será autosuficiente na produção de gás, disse Lobão


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (23) que, no prazo de dois anos, o Brasil será autosuficiente na produção de gás. Lobão disse, ainda, que o país poderá receber recursos dos consórcios que vencerem os leilões para exploração do pré-sal já na assinatura dos contratos. Segundo o ministro, há possibilidade de o Brasil receber de forma adiantada os investimentos destinados ao Fundo Social.

“Mas isso só ocorrerá a partir do instante em que o Congresso Nacional votar e transformar os projetos em lei, nos dando condições para convocar os leilões no regime de partilha”, disse o ministro referindo-se ao fato de que o governo terá direito a receber, dos consórcios vencedores, adiantamento de recursos, por meio do bônus de assinatura e, com isso, terá condições de dar início ao Fundo Social.

Para a realização dos leilões, também será necessária a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

O ministro disse também que, das quatro novas usinas nucleares previstas para serem construídas no país, duas deverão ser instaladas no Nordeste.

“Das quatro novas usinas que vamos construir, duas estarão situadas no Nordeste e duas no Centro-Sul do país”, informou o ministro durante o seminário Pré-Sal e o Futuro do Brasil, realizado em Brasília.

Sem definir quais seriam os estados beneficiados, Lobão limitou-se a dizer que “todos os estados do Nordeste manifestaram interesse em sediar essas usinas”.

Segundo ele, o governo terá o cuidado de escolher os melhores equipamentos para essas usinas. “A Usina Angra 3 tem equipamentos que foram adquiridos há 20 anos. Para as novas usinas vamos avaliar os equipamentos existentes e escolher os melhores”, afirmou. 

Pedro Peduzzi/Agência Brasil

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)