Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletronorte quer reconhecimento de PIS/Cofins como custo de aquisição de combustível


A Eletronorte quer o reconhecimento, como custo de geração, dos valores de PIS/Pasep e Cofins que incidem sobre a aquisição de combustíveis para as térmicas localizadas dos estados do Acre, Amapá e Rondônia, atualmente no Sistema Isolado. Caso a proposta seja aceita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a medida permitiria o repasse dos tributos às tarifas das empresas de energia que atuam na região.

A estatal apresentou contribuição, assinada pelo presidente da companhia, Jorge Palmeira, à audiência pública 067/2008, que já teve encerrada a fase de sugestões e encontra-se em análise na Aneel. A audiência tratou da elaboração de regras para reembolso dos custos excedentes de consumo na geração, em especial, da restituição ao fundo dos valores de PIS/Pasep e Cofins. A proposta foi considerada pela Aneel em função da possibilidade de apuração de créditos dos tributos nessas operações.

A audiência pública foi realizada antes da entrada em vigor da Medida Provisória 466/2009, na semana passada, e refere-se à mudança de regime de incidência do PIS/Pasep e Cofins para não-cumulativo - desde dezembro de 2002 para PIS/Pasep e fevereiro de 2004 para Cofins. Na visão da Aneel, a mudança de regime implica em apuração de créditos tributários, "não devendo, portanto, integrar o reembolso do custo do consumo de combustíveis a ser realizado pela CCC-Isol". A agência, na minuta estabelece prazos para apuração mensal do passivo regulatório formado.

De acordo com a Eletronorte, o PIS/Pasep e Cofins incidem sobre a aquisição de combustíveis, e por essa razão devem ser incorporado às despesas de compra do insumo, conforme previsto na lei 8.631/1993. "O legislador (...) expressamente definiu que o custo de consumo de combustíveis deverá incorporar os seguintes percentuais de todos os encargos e tributos incidentes", destaca Palmeira no documento.

Canal Energia

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto