Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletronorte abre vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel


A Eletronorte realizou na manhã desta segunda-feira (01.02), a abertura das cinco comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel, localizada no Município de Candeias do Jamari (RO). A operação foi realizada, em razão do atual período de inverno com chuvas acima da média que poderiam levar a água acumulada no reservatório da Usina (que tem mais de 300 km² extensão) a atingir o nível máximo a qualquer momento, que corresponde a cota de 87,40, medida acima do nível do mar. Nesta segunda-feira, o nível do reservatório iniciou o dia na cota 86,81.

De acordo com o gerente Regional de Transmissão de Rondônia e Acre, Edgard Temporim Filho, o procedimento foi um consenso entre a Eletronorte e o Operador Nacional do Sistema – ONS. “Houve um acordo entre a Empresa e o ONS que é responsável pela coordenação e controle da operação da geração, e pela transmissão de energia elétrica no Brasil. Como consequência, a Eletronorte tomou todas as providências cabíveis, seja na área operacional ou na social”, disse o gerente.

A equipe de Meio Ambiente da Eletronorte realizou com antecedência o trabalho de conscientização dos ribeirinhos que moram nas áreas de várzea à jusante de Samuel, bem como a Secretária Estadual de Meio Ambiente e o Poder Executivo. “Sempre que há a previsão da abertura do vertedouro nossa equipe faz o comunicado à população que reside nas áreas de várzea, à jusante da Usina. Da mesma forma, esta operação coroa as ações de Operação e Manutenção, realizadas em perfeita harmonia com os moradores de jusante, aliado aos interesses e necessidades das sociedades de Rondônia e Acre”, revela Fernando Bastos, coordenador do Meio Ambiente.

O vertedouro foi aberto pela última vez, no mês de abril de 2006, quando o nível da água do lago atingiu a cota de abertura (87,30m), que é medida a partir do nível do mar. As comportas podem despejar no rio Jamari, até um milhão e trezentos mil litros de água por segundo, enquanto permanecer o período chuvoso

Vertedouro 

Vertedouro é uma estrutura de comportas que está anexa à Casa de Máquinas da Usina e sua função é permitir a melhor e mais eficiente regulagem do nível das águas do lago de Samuel. Este nível é proporcional à água que entra no reservatório, a partir das nascentes do rio Jamari e a água que passa pelas turbinas (a água que gera energia). Se aflui mais água do que se consome para a geração, a diferença é guardada para a época do verão.

Potência 

A UHE Samuel tem potência instalada de 216 MW e é considerada um marco na história do Estado de Rondônia. A hidrelétrica foi concebida inicialmente para suprir as necessidades de apenas alguns municípios rondonienses. Após alguns anos, passou a atender quase 90% das cidades do Estado. Em 2002, a capital do Acre, Rio Branco, passou a ser abastecida também com a energia de Samuel. No ano passado a Usina bateu o recorde de geração de energia. O total entregue ao Sistema Acre – Rondônia foi de 910.889 MWh. Esse número equivale a uma média mensal de 103,98 MW, que representa uma diferença superior a 20% em relação à energia assegurada da Usina (em torno de 85 MW). O maior valor de geração registrado até então foi em 2006, com 874.287 MWh. 

Fonte: Terezinha Félix de Brito / Drt/RO 954 
Foto: Imagem News

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento