Quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 - 10h27
A Eletrobras Distribuição Rondônia realizou, na última quinta-feira, dia 20, reunião para avaliar as ações das empresas contratadas e a realização de ajustes de conduta para atingir as metas estabelecidas em 2011 no Programa Luz para Todos. A reunião contou com a presença do Sr. Ricardo Valadares, que é o coordenador do Programa Luz para Todos das Empresas de Distribuição da Eletrobras, que abrange os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima.
A meta da Eletrobras Distribuição Rondônia na execução do Programa Luz para Todos era de atingir até o final de 2010, 48 mil domicílios, porém esta marca foi superada, beneficiando 50 mil famílias onde se estima que 200 mil trabalhadores rurais foram contemplados com energia elétrica de qualidade.
Para esse ano a meta da Eletrobras Distribuição Rondônia para o Programa Luz para Todos é atender mais 11.000 famílias até dezembro de 2011, chegando a 61 mil residências iluminadas pelo Programa, em todos os municípios do estado.
O MAIOR PROGRAMA DO MUNDO
Até setembro passado, segundo o diretor nacional do Programa, Aurélio Pavão de Farias, a estimativa do governo federal é já ter investido em contratação de serviços R$ 13,5 bilhões no Programa Luz Para Todos, que já chegou a mais de 2,5 milhões de moradias e atendeu cerca de 12,6 milhões de trabalhadores rurais em todo o país.
Os investimentos federais vêm de duas fontes: a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e da Reserva Global de Reversão (RGR) e contam com a participação financeira dos Governos estaduais, que corresponde a 11% dos valores necessários. O Programa é operacionalizado pela Eletrobras e as obras são realizadas pelas concessionárias de energia que também participam com recursos próprios em 15% do total investido.
Segundo dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia, o Programa Luz para Todos apresenta números expressivos, pois gerou desde a sua implantação 379 mil empregos diretos e indiretos, instalou 931 mil transformadores, 63 milhões de postes e 1 milhão e 200 mil quilômetros de cabos, o suficiente para se realizar 30 voltas em torno da terra. Esses dados tornam o Programa Luz Para Todos o maior programa de inclusão social rural, em execução no mundo.
Para Aurélio Pavão “o Programa Luz Para Todos está transformando o meio rural brasileiro. A eletricidade está chegando aos mais diversos rincões e, principalmente, aos lares das famílias que dificilmente veriam as luz elétrica. Milhões de pessoas desfrutam do conforto de assistir a um programa de televisão em casa, conservam seus alimentos refrigerados e o mundo digital, para muitos, já é uma realidade”.
Fonte: Osmar Silva
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A